Mais de 3 mil municípios devem se cadastrar até o fim de setembro

Por Antônia Lúcia

Com apenas três meses de criação, um dos mais importantes programas de distribuição de renda do País supera as expectativas, no que diz respeito à adesão dos municípios. De acordo com a Secretaria Nacional do Bolsa-Escola, o programa, que começou com 36 adesões, saltou para 558 em junho, fechando o mês de julho com 1.974 municípios participantes. Neste mês, mais de 200 municípios foram cadastrados e outros 1.200 processos estão sendo analisados. A Secretaria estima que no final de setembro mais de 3 mil municípios devam estar recebendo o Bolsa-Escola Federal. Segundo o Secretário Nacional do Bolsa-Escola, Floriano Pesaro, o aumento considerável de homologações se deve ao empenho dos prefeitos brasileiros em cadastrar as famílias mais carentes.

Bolsa-Escola contará com ajuda dos alunos

Agentes mobilizadores. Esse foi o nome recebido pelos alunos de nove Estados, do Nordeste e Norte de Minas Gerais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica, das Escolas Técnicas e Agrotécnicas, que estão sendo treinados por seus professores, com o objetivo de auxiliar os prefeitos e secretários municipais na identificação da famílias mais carentes, elaborando o cadastramento e o encaminhamento da documentação exigida para adesão ao programa.

Por ser um trabalho que exige total responsabilidade e disciplina, os alunos selecionados tiveram que preencher alguns requisitos básicos para participarem do trabalho de campo. Entre os quesitos exigidos, destaque para o espírito de liderança e, principalmente, o bom rendimento e aproveitamento escolar.

Como aderir ao programa

Para aderir ao Bolsa-Escola, o Prefeito precisa enviar a documentação para a Secretaria em Brasília e entregar os cadastros na Caixa Econômica Federal mais próxima da região. Depois que o processo chega, é encaminhado à equipe técnica, a qual analisa a Lei Municipal que institui o Programa, a nomeação do Conselho de Controle Social, a declaração de aplicação dos 25% na Educação de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o comprovante do cadastramento das famílias na CEF. Ao final da conferência, o nome da prefeitura é encaminhado para a publicação no Diário Oficial e para a Caixa Econômica Federal – responsável pela inclusão dos municípios e respectivas famílias homologadas na folha de pagamento do mês seguinte.