Por Jacy Pereira

Inserir a arte no cotidiano escolar. Com este objetivo, a professora Katia Regina dos Santos, assistente pedagógica do Santa Mônica Centro Educacional, idealizou o projeto Arte Fazendo Arte. Dirigido a alunos de 5.ª a 8.ª série do Ensino Fundamental e de 1.ª a 3.ª série do Ensino Médio, o projeto permitiu que os estudantes conhecessem mais de perto obras de pintores famosos como Van Gogh, Tarsila do Amaral, Monet, Pablo Picasso, Salvador Dali, Volpi e Leonardo da Vinci.

A idéia de desenvolver o Arte Fazendo Arte surgiu no final do ano passado. A proposta era montar uma exposição itinerante para que os alunos das nove unidades do colégio pudessem conhecer as obras e participar do projeto. Depois do final do ano letivo de 2000, a primeira iniciativa da professora foi organizar um tour cultural pela cidade do Rio. Ela e outros professores da escola passaram o mês de janeiro visitando museus, pesquisando e buscando materiais que pudessem ajudar na montagem da exposição. No início de fevereiro, durante o encontro pedagógico, o acervo foi apresentado ao corpo docente do colégio. Em seguida, foi criada uma comissão organizadora formada por diversos professores e, em abril, as obras começaram a ser expostas nas unidades. “Escolhemos a pintura como ponto de partida, porque acreditamos ser uma das expressões artísticas mais fortes, sendo, portanto, capaz de atingir a todos de forma direta. Nossa expectativa, no entanto, é envolver no projeto outros tipos de arte como, por exemplo, a música, o teatro e a gravura”, explica Regina.

Cada unidade do centro educacional abrigou a exposição por 15 dias. Durante este período, os professores receberam fitas de vídeo, livros e CD-Room sobre as obras, além de sugestões de atividades que poderiam ser desenvolvidas com os alunos em várias disciplinas, já que uma das metas do projeto era estabelecer a conexão entre disciplinas como História, Geografia, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Educação Física, promovendo a interdisciplinaridade. O objetivo era apresentar estilos artísticos de diversos períodos da evolução da sociedade, analisando aspectos socioeconômicos, políticos, geográficos, históricos, paisagísticos, naturalísticos, culturais, filosóficos etc. “Nas aulas de Química, por exemplo, sugerimos que as turmas trabalhassem as misturas de tintas. Mostramos a eles que através da arte é possível aumentar o conhecimento”, afirma Katia.

A mostra foi aberta a toda a escola, inclusive aos familiares dos alunos. No entanto, os estudantes de 5.ª a 8.ª série do Ensino Fundamental e de 1.ª a 3.ª série do Ensino Médio foram estimulados a sair do papel de meros visitantes. Depois de apresentarem a eles as obras de arte, os professores pediram que cada um criasse o seu próprio quadro, baseando-se no princípio didático geral proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a autonomia. Os trabalhos tinham de seguir um dos estilos apresentados na exposição, de preferência aquele com o qual o aluno mais tivesse se identificado. A atividade poderia ser feita em casa e, embora não fosse obrigatória, uma vez que não seria avaliada para nota, a participação dos alunos foi grande. “Aos poucos, eles começaram a se envolver e fizeram trabalhos sensacionais”, destaca a supervisora do departamento cultural do colégio, Lilian Santos.

De cada unidade, foram selecionados, por uma comissão julgadora, 10 trabalhos que, no final de setembro, estarão incluídos em uma nova mostra de artes. No entanto, desta vez, os artistas serão os próprios alunos. “Através do projeto, tentaremos mostrar potencialidades adormecidas, destacar o novo e fortalecer o espírito de participação”, diz Lilian. A exposição com as obras dos discentes vai acontecer na unidade de Bento Ribeiro, subúrbio do Rio de Janeiro, com a participação dos alunos e pais de toda a rede. A intenção dos organizadores do projeto é fazer do momento uma grande festa com apresentações teatrais, música, artesanato e grupos de dança.

Apesar de todo o resultado positivo que alcançou, o Arte Fazendo Arte ainda é considerado pelos professores um projeto experimental. Para o próximo ano, eles estudam a possibilidade de incluir alunos de outras séries na proposta, já que este ano as turmas de Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental também apresentaram trabalhos muito interessantes que não estarão na mostra. Outra idéia é trabalhar novas formas de arte e convidar os alunos que mais se destacaram agora para ajudar no desenvolvimento das próximas edições do projeto. “O Arte Fazendo Arte visa a conduzir o aluno do Santa Mônica a conviver mais de perto com a arte e todas as suas aplicações. Através dele, a criança e o adolescente vão desenvolver suas habilidades e competências, integrando as diversas áreas do conhecimento. Essa é uma das estratégias pedagógicas que utilizamos para aplicarmos a interdisciplinaridade”, conclui a assistente pedagógica do centro educacional.

Santa Mônica Centro Educacional
Professor: Marco Aurélio
Tel.: (0xx21) 3390-7241

Vários aspectos podem ser analisados na apresentação dos estilos artísticos de diferentes períodos da evolução da sociedade e, partindo desse pressuposto, o Arte Fazendo Arte sugeriu algumas atividades que podem ser desenvolvidas em diversas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade.

- Geografia: Estudo do espaço físico, humano e político-social.
- Biologia: Análise da paisagem, do aspecto ecológico e físico-anatômico.
- Educação Física: Desenvolvimento das danças, dos movimentos e da expressão corporal.
- Educação Artística: Gosto pela apreciação das obras de arte, do fazer artístico e história da arte. - História: Conhecimento dos períodos históricos, características da sociedade de cada época, aspectos socioeconômicos e políticos.
- Literatura: Evolução do homem através dos tempos, parâmetros culturais e sociais, desenvolvimento da linguagem escrita e oral e entendimento dos diversos estilos literários e artísticos.