Uma realção de amor: o livro e eu

Por Beatriz Dusi

No dia da criança, o que você vai dar a seu filho/aluno?

Mês de outubro – tantos dias a festejar: do poeta (04), da criança (12), do professor (15), do médico (18), nacional do livro (29). Parabéns a todos os profissionais.

A conversa nossa deste mês é sobre o Dia da Criança. O comércio já está a pleno vapor, oferecendo toda a parafernália que criança gosta. Vamos parar e pensar um pouco. É somente presente industrializado, com forte apelo de marketing, que nossos filhos/alunos merecem?

Que tal, no dia dedicado a eles, oferecer algo mais que um mimo comprado? Quantas brincadeiras podemos realizar em casa e na escola sem gastos, sem atropelos e correrias e com uma união necessária para o bem-estar de todos? Não falo de utopias, dou exemplos práticos – quem não se lembra de “passa-anel”, “carniça”, “cabra-cega”, “lenço atrás”, “telefone sem fio”, das parlendas, dos trava-línguas e brincadeiras de roda? Não é possível que alguém na família não tenha, entre seus tesouros, a lembrança de toda esta riqueza que são os folguedos infantis! Deixemos a TV e o computador desligados (por um tempo...) e vamos apresentar e participar destas maravilhas junto aos alunos, filhos, sobrinhos, afilhados etc.

Faça no Dia da Criança um festival de brincadeiras (tantas quantas você puder) e convoque todos a participar.

E se, por acaso, já esqueceram ou não souberem, aí vão algumas sugestões de livros que têm até pauta musical para a cantoria e podem ser encontrados em qualquer livraria. Mas, também, podemos (e devemos) indicar boas leituras.

  • Série Vamos criar com...
    Dez livros que ensinam a usar sucata (botões, rolhas etc.) para inventar brincadeiras, de Sabine Lohf. Ed. Difusão Cultural do Livro (DCL)
  • Como Brincar à Moda Antiga e Como se Cantava Antigamente
    Os títulos já dizem tudo, de André Carvalho e David Carvalho. Ed. Lê.
  • Tudo Pode Ser Brinquedo
    A autora nos ensina como transformar latas, barbantes e folhas de papel em brinquedos, de Angela Leite de Souza, il. da autora. Ed. Lê.
  • Coleção Brincadeiras
    Três livros que ensinam folguedos infantis, de Denise Rochael, il. da autora. Ed. Formato.
  • Coleção Viola Quebrada – O papo do sapo, A mentira da barata, A fuga da gata
    A autora, através de músicas do folclore infantil, conta histórias, usando a poesia para falar aos leitores, de May Shuravel, il. e projeto gráfico da autora. Paulinas Editora.
  • O Tesouro das Cantigas Para Crianças
    A autora resgata o cancioneiro infantil e brincadeiras tradicionais. O livro vem acompanhado de CD, org. de Ana Maria Machado, il. Cláudio Martins. Ed. Nova Fronteira.
  • Cantos e Acalantos: brant@mtec.com.br ou tel.: (0xx21)9634-8105
    Com uma acurada pesquisa musical, José Mauro Brant nos faz recordar a infância e nos dá subsídios para cantos e acalantos. E para o público juvenil
  • Harry Porter – e a pedra filosofal, e a câmara secreta, e o prisioneiro de Azkaban, e o cálice de fogo.
    Nosso herói – um bruxinho órfão – é bem valente, mas sofre alguns revezes, de J. K. Rowling, trad. de Lia Wyler. Ed. Rocco.
  • Fábulas
    O autor colocou nas fábulas expressões do povo, permitindo o eterno confronto entre as pretensões, as ilusões e as vaidades humanas, de Jean de La Fontaine (1621-1695), trad. de Ferreira Gullar, il. de Gustave Doré. Ed. Revan.
  • As Mil e Uma Noites
    Como boas histórias salvam uma pessoa condenada à morte... Da tradição oral dos povos da Pérsia e da Índia para versão escrita ocidental, trad. de Ferreira Gullar, il. autores diversos. Ed. Revan.