Arquitetura e História

Criado em 8 de março de 1985, como uma unidade de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atualmente, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um dos institutos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1984, situado no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, o MAST ocupa uma área de aproximadamente 40.000 m2. O Acervo museológico do MAST reúne objetos que, em sua grande maioria, acompanharam a trajetória do Observatório Nacional desde a sua fundação, em 1827, até meados do século 20. São instrumentos técnicos e científicos, máquinas e motores, entre outros que foram utilizados em pesquisas e serviços astronômicos e que permitem compreender parte da evolução do conhecimento científico e tecnológico no Brasil e no exterior. Esse acervo é considerado atualmente um dos mais importantes do mundo no que se refere a instrumentos científicos.

Atividades Oferecidas Pelo Museu

O Museu de Astronomia oferece aos seus visitantes, exposições permanentes e temporárias, atendimento escolar, cursos de capacitação para professores, oficinas de ciências, planetário itinerante – que visa a despertar o interesse pelo estudo da astronomia –, biblioteca, planetário inflável, bate-papo hiperinteressante – palestras participativas direcionadas ao público familiar –, a oficina Brincando com a Ciência – na qual são trabalhados temas científicos de forma interativa –, o MAST Vai à Escola, e várias publicações de livros, revistas e apostilas com temas relacionados à ciência.

Programação da Divisão Educativa:

O Programa de Atendimento Escolar é um serviço regular que atende turmas de estudantes do Ensino Fundamental ao Superior em visitas às exposições do museu, incluindo atividades lúdicas, ao final da inspeção, para crianças, como o jogo Amarelinha astronômica, com obstáculos (perguntas sobre o Sistema Solar). Para os adolescentes a partir da 5.ª série, foi criada a Gincana Astronômica, com questionamentos utilizados na competição entre grupos de visitantes em busca de explicações e respostas que também podem ser encontradas nas exposições do MAST. Além dessas atividades, os visitantes podem participar do Planetário Itinerante, no qual são apresentadas informações sobre os mitos de origem, os ciclos dos dias e das noites, as constelações do zodíaco, os movimentos da Terra e dados sobre os planetas do Sistema Solar. A divisão de Educação oferece também O MAST Vai à Escola, que é um programa de palestras sobre tópicos específicos da Astronomia, dirigido, gratuitamente, a escolas de 1.º e 2.º graus. As palestras são acompanhadas por slides e têm duração média de 60 minutos.

 

Agenda MAST

Setembro:

Dias 01 e 02 – Curso de Capacitação Para Professores e Licenciandos Dia 02 – Bate-Papo Hiperinteressante
Dia 09 – Planetário Inflável – Cúpula inflável, na qual as imagens do céu noturno podem ser simuladas, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar e entender o céu e seus movimentos.
Dia 16 – Brincando com a Ciência. Tema: “Luz, Cor e Ação” – Você vai participar de desafios como: caminhar vendo tudo de cabeça para baixo, pintar a bandeira do Brasil usando um óculos vermelho e não errar as cores. (Público infanto-juvenil)
Dia 23 – Museu Conta História. Tema: “Primavera ... Verão ... Outono ... Inverno” – O Grupo Mundo da Lua contará histórias sobre as quatro estações do ano. (Público infanto-juvenil).
Dia 30 – Brincando com os Números – Vamos explorar a graça e o fascínio da resolução de diversões matemáticas. Como a lógica pode esclarecer questões à primeira vista complicadas? Os quebra-cabeças variam em complexidade, mas todos só exigem o conhecimento das quatro operações aritméticas. (Público infanto-juvenil)

Outubro:
- 8.º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

Período: 01 a 03 de outubro
Objetivos:
Visar ao aprimoramento do conhecimento e ao fortalecimento institucional no seu campo de atuação, bem como o aprofundamento do diálogo entre historiadores, cientistas e outros estudiosos da ciência.
Local: MAST
Mais Informações pelo Tel.: (0xx21) 2580-7010, ramal: 220

Contatos para visitação:

Visitas (público geral): terça a domingo, de 9h às17h / sábado e domingo, de 16h às 19h30
Atendimento escolar/curso de capacitação:
(0xx21) 2580-7010, ramal 210 – Vânia
Visitas orientadas: terças e quintas-feiras, às 9h30 e 14h; quartas-feiras, às 9h30, 14h e 16h (neste horário as turmas podem participar da observação do céu).