Por Sandra Martins

A poesia de Cecília Meirelles está sendo utilizada como uma poderosa ferramenta para despertar o interesse dos alunos pelo Mundo Literário. O Jardim-Escola Chameguinho, em Realengo, na Zona Oeste, está desenvolvendo o Projeto Cecília Meirelles, em que as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental – de 3 a 12 anos – aprendem um pouco sobre a vida e a obra deste símbolo da poesia brasileira.

O projeto começou a ser idealizado quando as professoras Cleuma Goulart, Marianita Santiago Camões e Maria Alice Santiago Soares, diretoras da escola, tomaram conhecimento do centenário de nascimento da poetisa, comemorado em maio deste ano. Com o apoio das professoras Rita de Cássia de Medeiros e Débora Regina Ribeiro, elas puderam, então, dar forma ao projeto, definindo as atividades a serem desenvolvidas conforme as turmas.

As dinâmicas começaram com as pesquisas feitas pelos alunos de 1.ª a 4.ª série, que foram afixadas no pátio da Escola. Também as professores fizeram algumas pesquisas, pois se viram diante de verdadeiras lacunas sobre a vida da poetisa. Guerrilheira em prol da Educação, Cecília Meirelles acreditava no reino da poesia, que ficava localizado na Ilha de São Miguel, nos Açores, onde nasceram a mãe e a avó da escritora, e onde todos os poetas viveriam de brisas, descansariam em nuvens e seriam presenteados com ramos de música.

As professoras de cada turma escolheram poesias do livro “Ou Isto ou Aquilo” para serem decoradas e, conseqüentemente, declamadas. As turmas de 3.ª e 4.ª série conheceram alguns textos em forma de prosa que foram interpretados em sala de aula e nas provas de Português do 1.º bimestre.

Para os alunos da Educação Infantil e da Classe de Alfabetização, a técnica utilizada foi a da repetição sistemática para que elas pudessem decorar suas falas e coreografias. A motivação para os alunos do C.A. à 4.ª série foi o aprendizado da canção “Canteiros”, poema de Cecília Meirelles musicado por Fagner, para ser apresentada no encerramento do Projeto.

A culminância do projeto deu-se com a apresentação de todas as turmas declamando poemas de Cecília Meirelles, com direito a coreografia e cenário decorado com cetim, para dar sentido de seda, e com rosas de crepom. O texto “História de Bem-te-vis” teve seus parágrafos ilustrados por seis crianças da 3.ª série. E, por último, foi realizado um concurso de poesias estendido aos pais e familiares.

Segundo Marianita Camões, os objetivos propostos foram alcançados, ou seja, levar a vida e a obra de Cecília Meirelles ao conhecimento dos alunos e despertar neles o interesse pela poesia. Mas o projeto ainda reservou uma surpresa gratificante: Sandro Castro Menezes, 12 anos, com dificuldades no aprendizado, que até então só tinha demonstrado interesse pela dança, ficou tão atraído pela poesia, a ponto de comentar com a sua professora que não havia dormido direito na noite anterior à apresentação do projeto, com medo de esquecer as falas. A partir deste trabalho, o menino tem apresentado melhoras consideráveis no seu rendimento escolar.

Entusiasmadas com o Projeto e o desempenho dos alunos, as dirigentes do Jardim-Escola vão criar o Clube de Poesia que levará o nome da poetisa.

O poema “A Flor Amarela” de Cecília Meirelles foi declamado pelos alunos do Jardim I e II; “Passarinho no Sapé” foi declamado pelo Jardim III; a Classe de Alfabetização apresentou o poema “Uma Palmada Bem Dada”; a 1.ª série declamou o poema “Rola a Chuva”; “Leilão de Jardim” foi encenado pela 2.ª série; a 3.ª série apresentou “Jogo de Bola” e “Os Carneirinhos”; e, por último, a 4.ª série declamou “Ou Isto ou Aquilo”, “A Lua de Raul” e “Para Ir à Lua”.

A equipe das professoras do Jardim-Escola Chameguinho é composta de: Rita de Cássia de Medeiros, Débora Regina Ribeiro, Joseli Parras, Cleide Fernandes, Telma Maria Ricardina, Mara Cristina Moraes, Silvani Fernandes e a estagiária Sueli Vitezi.

Jardim-Escola Chameguinho
Tel.: (0xx21) 401-6562