O conjunto arquitetônico do Museu Histórico Nacional é considerado uma das mais importantes “peças” de seu acervo

Arquitetura e História
O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287 mil itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo de sua trajetória, o Museu Histórico formou o maior acervo sob a guarda do Ministério da Cultura e transformou-se em importante centro gerador de conhecimento, passando a ocupar, gradativamente, todo o conjunto arquitetônico da Ponta do Calabouço, nascido do Forte de Santiago.

Abrigando o primeiro curso de museologia do país e servindo como ponto de partida para a constituição de importantes museus brasileiros, o Museu Histórico passou a ser conhecido internacionalmente na década de 40.

Atividades oferecidas pelo Museu

O Museu Histórico Nacional oferece ao visitante uma área de 9.000m2 de exposições permanentes – dividido em módulos temáticos, abordando os aspectos econômicos e sociais da história –, e temporárias, além de promover, com regularidade, inúmeros eventos, entre cursos, seminários, uma biblioteca com mais de 57 mil obras versando sobre história, história da arte, museologia, heráldica, numismática, genealogia e moda, vídeos e atividades especiais para menores, inclusive carentes, além de um arquivo histórico, com 50 mil documentos iconográficos e manuscritos sobre a História do Brasil.

Divisão Educativa: A Divisão Educativa desenvolve projetos e eventos culturais dirigidos a crianças e, em especial, a alunos das redes pública e particular de ensino, preservando, documentando e expondo bens culturais diretamente relacionados com a História do Brasil. Esses bens culturais que, na verdade, são suportes de informações e representações de memória, podem ser utilizados como recursos pedagógicos de grande importância no trabalho cotidiano do educador, objetivando, com isso, fornecer maiores subsídios aos professores de 1.º e 2.º graus, para que possam aproveitar, ao máximo, o potencial educativo deste Museu.

Programação da Divisão Educativa

Projeto Espaço Museu – Construção do Saber, programa oferecido aos professores e guias de turismo que agendam visitas para grupos.

Sala da Descoberta: Espaço interativo destinado ao desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas, tendo como ponto de partida as exposições e o acervo do Museu.

Descobrindo o Museu: Projeto especial com objetivo de apresentar o trabalho técnico relacionado ao acervo desenvolvido nas diversas áreas do Museu. É realizado apenas uma vez por mês, para grupos de, no máximo, 15 pessoas.

Exibição de Vídeos: A exibição de vídeos relativos à História do Brasil pode ser programada como complemento à visita. A escolha dos títulos deve ser feita com antecedência.

Projetos diversos: São realizados, ainda, cursos diversos, sessões de teatro, atividades educativas especiais dirigidos a instituições de ensino, associações e grupos em geral.

Agenda de Exposições 2001

Até 29 de julho: “A Motocicleta: História e Design” A motocicleta é o fio condutor de uma viagem ao século XX, década a década, na qual o visitante terá uma noção caleidoscópica das grandes mudanças técnicas, culturais e políticas deste período. A moda, os costumes, o design, as correntes artísticas, os bens de consumo, entre outros aspectos, formam um mosaico de informações inter-relacionadas com os aspectos técnicos e estéticos da motocicleta. Integram a exposição cerca de cem exemplares vindos de diversos países.

Até 30 de julho: Exposição: “Métissages – Tessituras francesas contemporâneas” Promoção conjunta com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Realizada pelo Ministério da Cultura da França, a exposição, um diálogo entre patrimônio e criação viva, é constituída por rendas, bordados, tapetes e tapeçarias. Feitas por encomenda por 23 artistas franceses, são obras em que o insólito se faz presente, na encruzilhada entre o sonho e a técnica rigorosa, a tradição e a arte contemporânea.

De 24 de agosto a 28 de outubro: “Rondon: O Herói do Brasil” Promovida em conjunto com o Exército Brasileiro, a exposição resgata o trabalho do sertanista e militar Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Através de uma montagem cenográfica, a exposição dará ao público, sobretudo ao infanto-juvenil, a dimensão das conquistas e das dificuldades enfrentadas por este grande brasileiro no início do século XX.

De 3 de outubro a 20 de novembro: “Panos da Índia, Palampores, Lenços e Colchas denominadas de Alcobaça” São peças estampadas entre os séculos XVIII e XIX, pertencentes à coleção da Casa Museu Vieira Natividade, em Alcobaça, Portugal. As colchas conhecidas como de Alcobaça, que apresentavam entre seus padrões aves, motivos orientais, flores etc., foram muito populares também nos lares brasileiros. Destaque curioso é a colcha alusiva à Independência do Brasil. Reproduções de gravuras antigas mostrando o processo de plantação e recolha do algodão, assim como a evolução do algodoeiro às indústrias, livros e objetos sobre estamparia e fabricação de chitas integram a exposição.

Contatos para visitação:

Atividades Educativas – Tel.: (0xx21) 550-9260 ou 550-9261,
de 2.ª a 6.ª feira, das 10h às 17h.
As escolas públicas estão isentas de pagamento e as escolas particulares pagam 50% do valor do ingresso. Professores e guias estão isentos.

Exposições – Tel.: (0xx21) 240-2092 ou (0xx21) 550-9220

Biblioteca – Tel.: (0xx21) 550-9251

Arquivo Histórico – Tel.: (0xx21) 550-9257

Bibliografia: Museu Histórico Nacional