Relação Atualizada e Nova Embalagem

A partir de setembro, as embalagens dos medicamentos genéricos vão se diferenciar das de outros remédios também pela cor. Os genéricos serão identificados por uma letra “G”, azul, impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto. Isto é o que estabelece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução n.º 47, de 28 de março de 2001, publicada no Diário Oficial do dia 30 de março de 2001. A medida foi adotada para facilitar a identificação dos genéricos, remédios que são vendidos pelo nome do princípio ativo e substituem os medicamentos de marca a um preço, pelo menos, 40% menor.

Os diferenciais na embalagem foram escolhidos segundo critérios que levaram em consideração a escolha de um sinal gráfico de alta visibilidade e de um símbolo (letra G) que tornasse a identificação fácil. Os estudos chegaram à conclusão de que a cor amarela seria a melhor opção, pois é uma cor de alto impacto e de grande visibilidade, adotada, por exemplo, na sinalização de trânsito para chamar atenção. A faixa terá largura igual a um quinto da maior face e cobrirá a face principal e as laterais da embalagem. Nas embalagens externas de medicamentos somente vendidos sob prescrição médica, a faixa amarela deverá ficar logo acima da faixa vermelha. Nos medicamentos de tarja preta, a faixa amarela deverá ficar logo abaixo da faixa preta.

 

 

Esta é a terceira medida adotada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de diminuir a distância entre o consumidor e os genéricos. A primeira foi a obrigatoriedade da citação da frase “Medicamento Genérico - Lei n.º 9.787/99” abaixo do nome do princípio ativo do medicamento para identificar o genérico. Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde determinou que os similares de denominação genérica adotassem um nome de marca ou realizassem testes de bioequivalência para se tornarem genéricos.

Relação Atualizada dos últimos medicamentos genéricos