O Ministério da Saúde Adverte: Todo Cuidado é Pouco

Por Simone Garrafiel

Mesmo com o encerramento da campanha de informação e identificação de portadores de Diabetes Mellitus, promovida pelo Ministério da Saúde, a prevenção e o cuidado em relação à doença não devem ser ignorados. Isto porque o número de pessoas diabéticas vem aumentando vertiginosamente no mundo inteiro.

Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que, em 1985, 30 milhões de pessoas estavam com Diabetes e, em 1998, este número aumentou para 143 milhões. No Brasil, há 5 milhões de diabéticos, o que representa 7,6% da população entre 30 e 69 anos. Dentre os fatores que contribuem para este aumento do número de casos de Diabetes, destacam-se o envelhecimento da população, a hereditariedade, a alimentação inadequada, a obesidade e o sedentarismo.

Considerada a sexta causa de mortes no país, provocando cerca de 25 mil óbitos por ano, o Diabetes Mellitus (DM) é uma doença caracterizada pela elevação das taxas de glicose no sangue (hiperglicemia), devido à redução ou à ausência de insulina, hormônio secretado pelo pâncreas. Existem dois tipos mais freqüentes de Diabetes: o tipo 1, que ocorre em crianças e jovens, e o tipo 2, que aparece geralmente após os 40 anos de idade.

Estima-se que, em 50% dos casos, as pessoas não sabem que são portadoras da doença. Na maioria das ocorrências, o Diabetes é de caráter hereditário, mas também pode ser desencadeado por enfermidades que comprometem o funcionamento do pâncreas, como alcoolismo, obesidade e excessos alimentares.

Os sintomas que indicam a alta taxa de glicose no sangue são a poliúria (excesso da vontade de urinar), aumento do apetite e da sede, perda de peso e cansaço físico. Com o tempo, a doença pode causar cegueira, doenças renais, nos músculos e nos nervos e até amputação de membros. Contudo, nem todos os diabéticos desenvolvem estes problemas.

 

É importante que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível, pois o controle inicial da doença evita ou reduz as complicações do Diabetes, e, para quem quer ficar longe do distúrbio, controlar o peso é o primeiro passo para a prevenção, além de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos. Às pessoas acima dos 40 anos, que possuem parentes com Diabetes ou são hipertensas, os médicos aconselham que façam exames periódicos, para a detecção da doença.

Campanha do
Ministério da Saúde
Alertou População
Sobre os Sintomas e
Riscos da Doença

O Ministério da Saúde promoveu, no mês de março, uma campanha nacional de informação e identificação de portadores de Diabetes Mellitus, com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas e riscos da doença.

Durante a campanha, realizada em todos os municípios brasileiros, em 30 mil postos e unidades básicas de saúde, foram convocadas as pessoas acima de 40 anos, que deveriam fazer o teste de glicemia capilar, o qual verifica a taxa de açúcar no sangue.

A campanha, que fez parte do Plano de Reorganização de Atenção aos Portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, constituiu-se de quatro etapas: capacitação de multiplicadores para a atualização dos profissionais da rede básica, campanha de informação e identificação sobre os casos suspeitos, confirmação do diagnóstico e acompanhamento médico dos portadores de Diabetes.

A expectativa era de que 31 milhões de brasileiros fizessem o teste no decorrer da campanha. Até o fechamento desta edição, o Ministério da Saúde não havia fechado o balanço da campanha, mas os envolvidos afirmam que a procura pelos postos de saúde foi grande, e há a possibilidade, inclusive, desta expectativa ter sido superada.