Toda criança tem direito a uma existência digna”. Este é o lema da Fundação São Martinho, instituição que proporciona a crianças e adolescentes carentes Educação de qualidade e socialização. A São Martinho atende, hoje, cerca de 3 mil crianças e adolescentes, retirando-os das ruas, reintegrando-os às famílias ou acolhendo-os em casas-residência e garantindo-lhes escolaridade, profissionalização e momentos de lazer, cultura e evangelização.

A fundação conta com, aproximadamente, 300 profissionais, entre voluntários e funcionários, todos engajados no cumprimento da missão da instituição: favorecer o resgate da dignidade humana de crianças e adolescentes em situação de risco social, proporcionando-lhes meios para desenvolver sua afetividade, cidadania e espiritualidade.

São muitos os projetos desenvolvidos pela fundação em prol das crianças carentes. Quando chegam à instituição, encaminhadas por assistentes sociais, voluntários ou, ainda, por conta própria, as crianças recebem assistência nas áreas de ação social emergencial, preventiva, de defesa e formação, e têm ao seu dispor seis casas-residência, dois complexos socioeducativos, um núcleo comunitário e centros de defesa, profissionalizante e de formação de educadores. A elas são oferecidos reforço escolar, oficinas de arte, alimentação, assistência jurídica e serviços médico-odontológicos.

 

Todos os esforços são voltados para garantir a promoção dos direitos das crianças e adolescentes e para contribuir com a ressocialização dos jovens, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.

Para dar continuidade a seu importante trabalho social, a Fundação São Martinho conta com o apoio e a solidariedade de gente que “abraça” a mesma causa. Mas as necessidades ainda são muitas. Por isto, as pessoas que desejarem colaborar com a entidade poderão tornar-se voluntárias, sócias-contribuintes ou fazer doações de alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene e remédios ao Centro Socioeducativo da Lapa. O endereço é Rua Riachuelo n.º 07, Centro - RJ. Para obter mais informações, ligue para (21) 221-1453.