Iniciativa do MEC integrou a família à escola e recebeu
apoio do Jornal Educar

Por Simone Garrafiel

Na busca pelo avanço na qualidade da Educação no País, o Ministério da Educação lançou, no último dia 24, o Dia Nacional da Família na Escola, objetivando sensibilizar a sociedade para a importância da integração entre a família e a escola na Educação dos alunos. Neste data, as famílias foram convidadas a visitarem a escola de seus filhos, para conhecerem o desenvolvimento das crianças, conversarem com os professores e estabelecerem uma parceria com vistas a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Segundo o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, esta iniciativa foi muito importante diante dos resultados das pesquisas realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os quais confirmam que a participação dos pais na vida escolar das crianças é fundamental, uma vez que acarreta uma melhora significativa no desempenho dos alunos, que ganham segurança, auto-estima e, conseqüentemente, conseguem obter melhores notas.

Na ocasião do lançamento do projeto “Dia Nacional da Família na Escola”, em Brasília, esteve presente, no MEC, o Professor Ednaldo Carvalho, diretor-editor do Jornal Educar – um benefício da Associação dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai) – que, em conversa com o Ministro Paulo Renato, engajou o Jornal à campanha e promoveu a fixação de cartazes na sede da entidade.

 

 

O resultado alcançou o sucesso desejado. Várias escolas de todos os estados brasileiros aderiram à campanha e realizaram atividades especiais para integrar pais, professores e alunos.

O ministro compareceu em algumas escolas públicas do Distrito Federal e de São Paulo. Na primeira escola, no Plano Piloto, o ministro conversou com pais e professores e, em visita ao Caic Unesco, na Agrovila São Sebastião, cidade satélite de Brasília, Paulo Renato viu o trabalho realizado pelos pais em sala de aula, ouviu as crianças cantando e discursou ao lado do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Em São Paulo, a Escola Estadual Parque Anhangüera, ligada à associação dos trabalhadores sem-terra do estado, recebeu elogios do ministro, que ficou impressionado com a Instituição. Segundo ele, a escola é um exemplo de como se pode fazer, no Brasil, um estabelecimento de ensino público de qualidade. “Essa é uma escola que vai formar uma geração de pessoas conscientes, participantes, porque aprendeu, desde os bancos escolares, que, por meio da participação e da Educação, podemos construir uma sociedade mais justa e com menos desigualdade”, disse Paulo Renato.

As secretarias estaduais e municipais de Educação ainda estão fechando os números da adesão, mas garantem que a campanha atraiu familiares aos colégios de todo o país, promovendo a integração de pais, alunos e professores.

No segundo semestre, em data ainda a ser definida, haverá novo Dia Nacional da Família na Escola. Para o ministro, a campanha reforça a relevância do trabalho conjunto entre a família e a escola, somando esforços para diminuir o índice de repetência escolar. “O resultado é sempre fantástico”, afirmou ele.