Por Solange Ramos
Nas palestras, várias técnicas teóricas e práticas são apresentadas. Os alunos, atentos, observam todas as dicas e, principalmente, os exercícios de alongamento. Temas como anatomia corporal – exemplificada através de um esqueleto e de transparências –, postura correta, escoliose, Lei do Peso da Mochila e ergonomia (design dos móveis atuais e do futuro) são debatidos ao longo das aulas. Além disso, são oferecidos vídeos, jogos e dinâmicas, que garantem o sucesso do evento. O Ciep adotou tão bem o projeto, que a direção da escola resolveu disponibilizar uma sala só para as avaliações posturais. Lá, os alunos que já participaram da palestra e responderam a um teste, que é aplicado no decorrer da aula, são avaliados pelo próprio Professor Francisco Miguel. Caso seja constatado algum problema, ele indica o tratamento ideal para o estudante ou o encaminha para um hospital especializado. Segundo os alunos, o projeto está dando bons resultados. Vários problemas já foram detectados e doenças, que futuramente poderiam se agravar, são resolvidas com seções de fisioterapia e, muitas vezes, evitadas com as dicas de boa postura. “Esse trabalho é muito importante, pois ajuda a combater e prevenir erros posturais. Quanto mais cedo a pessoa se tratar, mais chances ela terá de viver bem com seu corpo”, alerta Francisco Miguel.
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O sucesso do projeto já correu por toda a cidade e as pessoas da comunidade, que não fazem parte do corpo discente ou docente da escola, querem participar das palestras e, principalmente, das avaliações. “Isso é muito bom. Pena, que esse evento, pelo menos por enquanto, seja direcionado apenas para os alunos do Ciep. Mas, com certeza, estão nos meus planos estender essas avaliações e consultas para toda a comunidade de Pedra de Guaratiba”, anima-se o professor e idealizador, que é especializado no assunto há cerca de 15 anos.
Com a propagação desse projeto na escola, os professores resolveram participar e colaborar para o bem-estar de todos no Ciep. “No decorrer das minhas aulas, em intervalos de 50 minutos, promovo, entre meus alunos, vários exercícios de alongamento. Depois que passei a usar este método, o ambiente ficou muito mais relaxado e descontraído”, afirma o Professor de História Valdecir Borges.
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