Um Elo Para o Desenvolvimento Corporal da Criança

Na Creche-escola Favinho e Mel, em Botafogo, o desenvolvimento corporal da criança se dá em conjunto com os desenvolvimentos cognitivo e afetivo-emocional, sendo esta uma divisão didática. Na prática, o indivíduo apresenta estes desenvolvimentos entrelaçados. Por isso, as atividades psicomotoras ou de Educação Física são sempre resultados de um planejamento em equipe, integrado às demais áreas.

A descoberta do corpo, de suas sensações, de seus limites e movimentos é de fundamental importância para a criança da creche, pois, nesta fase, ela está construindo sua imagem corporal. Para isso, ela precisa descobrir seu corpo e também o corpo do outro. As atividades psicomotoras são essenciais nesta construção, porque, brincando e explorando o espaço, ela se organiza, tanto nos aspectos motor e sensorial, como no emocional, ampliando, assim, seus conhecimentos de mundo. Neste momento, a linguagem corporal é a forma de comunicação mais utilizada pela criança.

Na Educação Infantil, seguindo um planejamento elaborado pela equipe da escola – formada por professores de Judô, Capoeira, Educação Física, Teatro e Música e pela supervisão – é dada continuidade a esta exploração intensa do mundo, das sensações, das emoções, ampliando estas vivências com movimentos mais elaborados. A linguagem corporal começa, então, a ser substituída pela fala e pelo desenho, no entanto, é essencial que continue sendo explorada. O trabalho com movimentos e ritmos, de grande relevância para a organização das descobertas feitas, torna-se mais sofisticado. Nesta etapa, a atenção é voltada para o desenvolvimento do equilíbrio e de uma harmonia nos movimentos.

Aprender a controlar a musculatura e também os pensamentos e desejos, contendo-se num momento intenso ou mesmo se colocando em movimento em instantes de maior dificuldade, são atividades importantes para que a criança entenda seu corpo e possa fazer o uso adequado dele.

Todos os dias, no trabalho de Educação Física, acontecem grandes aventuras exploratórias, como: percursos com diferentes objetivos, trabalhando a movimentação, o equilíbrio estático ou dinâmico e a organização espacial, e jogos que buscam trabalhar a lateralidade, a coordenação viso-motora e a percepção.

Aos poucos, são introduzidos jogos que visam a melhorar as relações sociais, podendo ser realizados, inicialmente, em duplas e, gradativamente, acrescidos de um número maior de componentes, formando, então, um grupo. Também, neste momento, são executados jogos com regras bem simples no início, buscando ampliar, ao máximo, as situações vividas.

Não menos importante é o trabalho de sensibilização e discriminação visual, auditiva e tátil, que contribui, também, para a construção da imagem corporal.

A partir dos seis anos de idade, na classe de Alfabetização, as crianças são estimuladas a construir regras e jogos em equipe, concomitantemente com um trabalho de expressão corporal mais estruturado, na aula de Teatro, e com um trabalho psicomotor que se estende até a 4.ª série.

Os jogos no Ensino Fundamental já são, em sua maioria, coletivos, com o intuito de buscar a construção não apenas de duplas ou grupos, mas de equipes. Inicialmente, esses jogos e suas regras são construídos junto com o grupo, que, aos poucos, inicia um trabalho de pesquisa sobre jogos já existentes como futebol, queimado, vôlei etc. A organização destas atividades, a gradação das regras que serão adotadas, bem como o seu desenvolvimento – também exigido durante a atividade – são de responsabilidade dos alunos, que, assim, vão desenvolvendo autonomia e valores.

A partir da classe de Alfabetização, as aulas de Educação Física mesclam alunos de diferentes idades, permitindo que cada um participe de acordo com sua característica, buscando o grupo mais adequado às suas necessidades. Neste segmento, dando continuidade a algo que já se inicia na Educação Infantil, a Educação Física enfatiza também jogos e atividades que propiciem a construção de uma ação cidadã. Cada esporte, cada modalidade, cada aspecto cultural abordado ou pesquisado são planejados, levando-se sempre em conta o aspecto social.

Colaboração: Maria Tereza Goulart
Monique Vincent
Marceli Lopes
Teresinha Pimentel
Mônica Novaes

Creche-Escola Favinho e Mel
Tel: 537-8189