Um Elo Para o Desenvolvimento Corporal da Criança
A descoberta do corpo, de suas sensações, de seus limites e movimentos é de fundamental importância para a criança da creche, pois, nesta fase, ela está construindo sua imagem corporal. Para isso, ela precisa descobrir seu corpo e também o corpo do outro. As atividades psicomotoras são essenciais nesta construção, porque, brincando e explorando o espaço, ela se organiza, tanto nos aspectos motor e sensorial, como no emocional, ampliando, assim, seus conhecimentos de mundo. Neste momento, a linguagem corporal é a forma de comunicação mais utilizada pela criança.
Aprender a controlar a musculatura e também os pensamentos e desejos, contendo-se num momento intenso ou mesmo se colocando em movimento em instantes de maior dificuldade, são atividades importantes para que a criança entenda seu corpo e possa fazer o uso adequado dele. Todos os dias, no trabalho de Educação Física, acontecem grandes aventuras exploratórias, como: percursos com diferentes objetivos, trabalhando a movimentação, o equilíbrio estático ou dinâmico e a organização espacial, e jogos que buscam trabalhar a lateralidade, a coordenação viso-motora e a percepção.
|
Não menos importante é o trabalho de sensibilização e discriminação visual, auditiva e tátil, que contribui, também, para a construção da imagem corporal. A partir dos seis anos de idade, na classe de Alfabetização, as crianças são estimuladas a construir regras e jogos em equipe, concomitantemente com um trabalho de expressão corporal mais estruturado, na aula de Teatro, e com um trabalho psicomotor que se estende até a 4.ª série.
A partir da classe de Alfabetização, as aulas de Educação Física mesclam alunos de diferentes idades, permitindo que cada um participe de acordo com sua característica, buscando o grupo mais adequado às suas necessidades. Neste segmento, dando continuidade a algo que já se inicia na Educação Infantil, a Educação Física enfatiza também jogos e atividades que propiciem a construção de uma ação cidadã. Cada esporte, cada modalidade, cada aspecto cultural abordado ou pesquisado são planejados, levando-se sempre em conta o aspecto social.
|