Investimento Maciço em Educação Para Quem Tem Aspiração

Como política governamental ou como decisão pessoal, investir consideravelmente em Educação é a solução para quem tem interesse em desenvolver um Estado ou apenas uma unidade familiar.

No entanto, independentemente de sua aspiração, o fato é que, no mundo tecnológico e globalizado, o conhecimento é fundamental para se obter bons salários, gratificações, além da elevação do status quo. Para aqueles que não investiram em sua formação ou não tiveram oportunidades, além dos baixos salários, existe, ainda, o fantasma do desemprego, que cresce a cada dia, em face da competição estar mais acirrada devido à presença de profissionais mais qualificados e instruídos com os quais têm de disputar no mercado de trabalho.

A distância entre a remuneração dos sem-diploma e dos com-diploma está gigantesca. A maioria dos brasileiros não está preparada para participar da festa do mundo globalizado. O País conseguiu avanços dignos de nota, mas ainda tem enormes desafios pela frente.

Só 11% dos jovens em idade de freqüentar a Universidade estão matriculados. É um padrão muito baixo até entre os vizinhos latinos. Na Argentina e no Chile esse índice é de 30%. Entre os brasileiros só 65% dos trabalhadores chegaram até os primeiros quatro anos do Ensino Fundamental. Diz o economista José Alexandre Sheinkman, de Princeton: “Os países estão produzindo riqueza, gerando inovações. E inovações são geradas por gente educada”. Nações que, no passado, investiram maciçamente em Educação, como Irlanda, Coréia do Sul, Nova Zelândia e Espanha, vivem, hoje, uma situação especial de desenvolvimento.

Já perdemos muito tempo com modestos investimentos em Educação. Se desejamos realmente ser uma grande cidade, estado ou nação, temos de atingir a excelência em investimento nesta rubrica.

Os grandes investimentos em Telecomunicação e Petróleo têm alavancado o desenvolvimento econômico de muitas cidades e, principalmente, do Estado do Rio de Janeiro. Para acompanharmos e superarmos ainda mais estes resultados animadores, temos que fazer nossa parte, investindo em Educação em todos os níveis, privado ou público, pessoal ou coletivo.

Júlio Cesar da Costa
Diretor-Presidente da Appai