Por Solange Ramos
O método, que está servindo de exemplo para muitos outros professores de Língua Portuguesa, é bastante simples. Durante todo o ano letivo, Marcos ensina a seus alunos do 2º e 3º ano do segundo grau como descobrir erros de Português fora da escola, em placas, cartazes e outdoors. “O dever de casa deles é partir para a rua e observar, dentro do seu próprio universo, os erros de Gramática. Isso torna o estudante mais atento com o que está acontecendo no mundo”, explica o mestre. Assim, a missão de Marcos vai além de dar simples aulas sobre Gramática. O objetivo mesmo é mostrar que todos podem ter um “olhar múltiplo” do mundo. Segundo o professor, depois de algum tempo praticando este tipo de exercício, os alunos começam a perceber não só os erros de Português, mas a captar detalhes que os cercam. “Essa experiência é fantástica. Todos nós aprendemos”, confessa. |
Próximos de realizar o Vestibular, os alunos ficam ainda mais entusiasmados com os estudos através deste método de ensino. “Desde que o professor Marcos começou a nos dar aula de Português, ficamos mais observadores e críticos”, comenta Renata Fraga, 19 anos, aluna do 2º ano. Dicionários e livros de Gramática já fazem parte da vida dos estudantes, repercussão que é mais do que uma vitória para o mestre. O próximo passo de Marcos será preparar os alunos para caçar erros gramaticais em jornais e revistas. Os aprendizes estão gostando bastante da nova idéia e já se prepararam, criando uma pequena e modesta biblioteca na escola. Parece que esforço não falta. “Só assim eu comecei a prestar mais atenção nos erros. Pude observar muita coisa errada”, completa Arlete.
|