Por Solange Ramos

O Ciep Heitor dos Prazeres, em Pedra de Guaratiba, no interior do Rio, é um modelo de ensino quando a matéria lecionada é Língua Portuguesa. O professor Marcos Santana, considerado pelos colegas de profissão e alunos inovador na arte de ensinar a disciplina, faz mais do que isso, provocando a reflexão dos alunos sobre os detalhes que os cercam no dia-a-dia.

O método, que está servindo de exemplo para muitos outros professores de Língua Portuguesa, é bastante simples. Durante todo o ano letivo, Marcos ensina a seus alunos do 2º e 3º ano do segundo grau como descobrir erros de Português fora da escola, em placas, cartazes e outdoors. “O dever de casa deles é partir para a rua e observar, dentro do seu próprio universo, os erros de Gramática. Isso torna o estudante mais atento com o que está acontecendo no mundo”, explica o mestre.

Assim, a missão de Marcos vai além de dar simples aulas sobre Gramática. O objetivo mesmo é mostrar que todos podem ter um “olhar múltiplo” do mundo. Segundo o professor, depois de algum tempo praticando este tipo de exercício, os alunos começam a perceber não só os erros de Português, mas a captar detalhes que os cercam. “Essa experiência é fantástica. Todos nós aprendemos”, confessa.

O Ciep fica em uma comunidade de pescadores. A maioria dos estudantes vai assistir às aulas com sono, porque pescam durante as madrugadas – muitos são arrimo de família. Mas não há sono que resista às animadas aulas de Marcos. “É tudo muito divertido. Vamos às ruas atrás de erros gramaticais. Tiramos foto do que achamos estar errado e levamos para o professor analisar. Depois, as aulas são todas centradas em nossas experiências”, comenta Arlete Araújo da Silva, 21 anos, estudante do 3º ano. Os alunos sentem que a escola valoriza suas vivências.

Próximos de realizar o Vestibular, os alunos ficam ainda mais entusiasmados com os estudos através deste método de ensino. “Desde que o professor Marcos começou a nos dar aula de Português, ficamos mais observadores e críticos”, comenta Renata Fraga, 19 anos, aluna do 2º ano. Dicionários e livros de Gramática já fazem parte da vida dos estudantes, repercussão que é mais do que uma vitória para o mestre.

O próximo passo de Marcos será preparar os alunos para caçar erros gramaticais em jornais e revistas. Os aprendizes estão gostando bastante da nova idéia e já se prepararam, criando uma pequena e modesta biblioteca na escola. Parece que esforço não falta. “Só assim eu comecei a prestar mais atenção nos erros. Pude observar muita coisa errada”, completa Arlete.

Ciep Heitor dos Prazeres
Prof. Marcos Santana
Tel. (21) 417-2034