Por Simone Garrafiel

Melhorar a qualidade das próprias aulas e lidar melhor com os alunos. Agora, os professores que alfabetizam crianças, jovens e adultos têm subsídios para alcançar estes objetivos. Isto porque o MEC lançou o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, um curso de aprofundamento de conteúdos e procedimentos didáticos que tem como objetivo propiciar ao professor o desenvolvimento qualificado de suas competências profissionais.

O Programa compreende um curso anual de formação, de 160 horas, que se iniciará em abril, no qual os professores terão à disposição materiais impressos com apresentação do Programa, orientações metodológicas, coletânea de textos etc, e vídeos que apresentam processos de aprendizagem e propostas didáticas. A meta do Programa é treinar, somente neste ano, 50 mil professores alfabetizadores.

Para participar do Programa, representantes das instituições interessadas devem procurar o MEC, até o início de março, por meio da Secretaria de Educação Fundamental (SEF), para assinarem um termo de cooperação técnica que estabelece as bases da parceria. A partir daí, o MEC disponibilizará o kit do Programa, orientará a seleção de professores formadores e coordenadores-gerais responsáveis pelo treinamento dos formadores e por acompanhar e avaliar os trabalhos e divulgará, pela Internet, o endereço eletrônico de todos os envolvidos no Programa, para intercâmbio direto.

 

Durante os encontros do Programa, os professores farão leitura compartilhada de textos literários, participarão da Rede de Idéia, em que opinarão e manifestarão dúvidas com base nas tarefas propostas, e desenvolverão trabalhos relacionados à leitura e à escrita, que complementarão o que foi tratado no encontro. Haverá, também, conferências e reuniões temáticas à distância, por meio das salas interativas do portal da Secretaria de Educação Fundamental.

Segundo o ministro Paulo Renato, o programa resulta das observações feitas ao longo da implementação do programa Parâmetros em Ação e, embora o público-alvo seja formado pelos professores que alfabetizam, é extensivo a outros profissionais de Educação que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre ensino e aprendizagem no período de Alfabetização.

Para aderir ao Programa de Formação de Professores Alfabetizadores ou obter mais informações a respeito, os interessados devem ligar para a SEF – tel: (0xx61) 410-8612.