Minilaboratório proporciona aulas participativas, calcadas na multidisciplinaridade

Por Luciana Jacques

Chega a hora de estudar o sistema circulatório e as professoras simulam uma operação com um coração bovino. Montado o cenário, com mesa de cirurgia, facas, bandeja com o órgão, avental e máscara cirúrgica, os alunos colocam a mão na massa: veias, cavidades, artérias, tudo sendo analisado e comparado por semelhanças e diferenças, com proporções de tamanho, peso, entre outras características.

Essa é apenas uma das diversas experiências que acontecem no minilaboratório do Curso Marly Cury, em Niterói, durante uma aula de Ciências dos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto desenvolvido na unidade, segundo a coordenadora de Matemática e Português, Maria Lúcia Magalhães, é proporcionar aos estudantes aulas que fujam da rotina, diversificando a postura acadêmica sem perder as metas educacionais. E o melhor de tudo: a técnica permite que o mesmo tema seja trabalhado pelas várias disciplinas.

“Na experiência com o coração, por exemplo, eles puderam analisar o peso, a capacidade, o volume, enfim, coisas que estavam estudando em Matemática. Depois da aula prática eles elaboraram um relatório oral e escrito com desenhos individuais para que o registro fosse o mais real possível. Nesse momento, Ciências, Português, Artes e Matemática formaram um quarteto inseparável”, explica a coordenadora.

Ao mesmo tempo iniciava-se nas aulas de Português a preparação para o concurso de poesia, em que o coração foi trabalhado como emoção e sentimento. “Um filme sobre o coração e o sistema circulatório humano também foi assistido e seguido de debate, possibi- litando comparações com o órgão bovino. Após essas experiências, eles começaram a análise do texto contido no livro para, então, fa- zer a prova”, completa Maria Lúcia.

De acordo com a professora de Ciências, História e Geografia, Vânia Souza Duncan, os estudantes do Marly Cury sempre realizaram experiências de acordo com o que iriam estudar na sala de aula, mas o minilaboratório, que está funcionando desde outubro passado na “Casa Amarelinha” – localizada em frente ao prédio principal do colégio, com quintal e horta –, permitiu ampliar e aperfeiçoar ainda mais essa idéia. “Temos seres vivos e não-vivos, terrário, aquário, berçário de pei-xes, casulos, lupas, microscópios. Tudo foi feito com a participação dos alunos. O objetivo é a observação direta”, conta. Os resultados, na avaliação da professora, têm sido muito positivos. “Os alunos voltam para sala com muito mais sa-tisfação e o interesse em buscar coisas novas ainda mais aguçado”, enfatiza.

Apesar de inaugurado há apenas quatro meses, o minilaboratório já conta com curiosidades como fetos de gambá, cobras, casulos, morcegos, cigarras, tudo conservado em frascos com formol. “Além dos professores, os próprios alunos às vezes chegam à escola trazendo um inseto diferente, encontrado no quintal de casa durante o fim de semana, ou alguma coisa diferente, descoberta em uma viagem, para estudarmos. Isso mostra que eles realmente estão interessados em aprender coisas novas”, diz Vânia.

No laboratório também foi criado um pequeno museu com balanças, microscópios e outras peças do início do século passado. “Esses objetos permitem às crianças conhecer coisas que elas não encontram mais hoje, como as balanças, que antes tinham aqueles ‘pesinhos’ e hoje são de ponteiro ou digitais”, revela Maria Lúcia.

De acordo com Glaucia Costa Lewycki, responsável pelo setor de audiovisual da escola, o envolvimento dos pais no projeto também é marcante. “Até eles estão fazendo doações para o laboratório e para o museu, resgatando o passado da Ciência. São bichinhos que encontram ou mesmo peças antigas que têm em casa e dão para as crianças trazerem. Os pais estão compartilhando, ajudando e participando das experiências dos filhos”, avalia Glaucia, ressaltando que o projeto deu tão certo que terá continuidade este ano, com novidades, além das experiências que foram realizadas no ano passado.


Curso Marly Cury
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