Uma relação de amor: O livro e eu

Por Beatriz Dusi

2001. Que este milênio nos traga muita paz. Seja bem-vindo! Trago para vocês os últimos lançamentos das editoras.

Editora Formato

Meus Rios, de Angela Leite, com ilustrações da autora. Prêmio Carioquinha do ano 2000, da Secretaria Municipal de Cultura (RJ)

Jogo Limpo, de Ângela Carneiro, com ilustrações de Ana Raquel

Editora Global

Contos Tradicionais do Brasil; Mouros, Franceses e Judeus – 3 Presenças no Brasil; Superstição no Brasil, todos de Câmara Cascudo

EDC

Bruna, a Galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida, com ilustrações de Valéria Saraiva

Editora Zeus

O Chifre do Unicórnio, de Maria Celeste Rodrigues, com ilustrações de Mônica Satyro Sales

Editora Salamandra

O Menino Brinca de Boneca, de Marcos Ribeiro, com ilustrações de Bia Salgueiro

Editora Moderna

Benção Mãe, de Júlio Emílio Braz, com ilustrações de Graça Lima

Editora Record

Jonas e a Sereia, de Zélia Gattai, com ilustrações de Roger Mello .A Bola e o Goleiro, de Jorge Amado, com bordados da família Dumont sobre desenhos de Demóstenes Vargas

Editora Rocco

Coleção Escola do Terror: Não Coma da Carne Misteriosa; O Ciclista sem Cabeça; O Esqueleto no Skate, todos de Tom B. Stone, com tradução de Claudio Figueiredo

Clara Rosa quer uma Chance; Clara Rosa não é Nome de Flor; Clara Rosa Começa Vida Nova, de Paula Danzinger, com ilustrações de Lya Wyler

 

 

Editora José Olympio

A Gata do Rio Nilo, de Lia Neiva. Prêmio Altamente Recomendável, o melhor para o jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

Editora Razão Cultural

Guia do Consumidor Mirim, de Maria Helena Esteban, com ilustrações de Flávio

Este não é um livro de literatura, como o próprio título indica, mas trago para o conhecimento de vocês, pois é muito útil que nossos filhos/alunos se familiarizem com o dia-a-dia das relações de consumo. Já ao acordar e por todo o dia somos consumidores, mas nem sempre as crianças (e muitos adultos) atentam para as relações que existem na compra, venda, prestação de serviços e também para leis que protegem os consumidores.

Para passar estas informações aos pequenos leitores, de modo prazeroso, a autora idealiza uma festa no colégio, em que somente os alunos cuidariam da organização, nos mínimos detalhes: compra de enfeites e refrigerantes, decoração e música, encomenda de salgadinhos e tudo o mais que um evento comporta. A festa promete ser um sucesso. Mas, para isso, algumas etapas tiveram que ser vencidas. O que vocês acham: os alunos tiveram êxito? Há algumas observações de pé de página e, ao fim da história, um pequeno glossário reforça os conceitos emitidos.

A autora é jornalista. Trabalha na TVE, onde é responsável pela área de defesa do consumidor, com o programa Consumo Hoje, apresentado aos sábados, em rede nacional. É também editora-executiva das revistas By Itaipava e Estação Zona Sul. Na área de projetos para a infância, Maria Helena fez uma adaptação para o teatro de 20 poemas de Manuel Bandeira.

O lançamento do Guia será no dia 17 de março, às 11h, na Editora Razão Cultural, situada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nº 113, loja 112. Vocês estão todos convidados.

Em tempo: o assunto é tão sério que governo criará o Sistema Informatizado de Defesa do Consumidor (mais detalhes na revista Isto É, nº 1636).