
Uma
relação de amor: O livro e eu
Por
Beatriz Dusi
2001.
Que este milênio nos traga muita paz. Seja bem-vindo! Trago para vocês
os últimos lançamentos das editoras.
Editora Formato
Meus Rios, de Angela Leite,
com ilustrações da autora. Prêmio Carioquinha do ano 2000, da Secretaria
Municipal de Cultura (RJ)
Jogo Limpo, de Ângela Carneiro,
com ilustrações de Ana Raquel
Editora
Global
Contos
Tradicionais do Brasil; Mouros, Franceses e Judeus – 3 Presenças no Brasil;
Superstição no Brasil, todos de Câmara Cascudo
EDC
Bruna, a Galinha d’Angola,
de Gercilga de Almeida, com ilustrações de Valéria Saraiva
Editora
Zeus
O Chifre do Unicórnio,
de Maria Celeste Rodrigues, com ilustrações de Mônica Satyro Sales
Editora
Salamandra
O Menino Brinca de Boneca,
de Marcos Ribeiro, com ilustrações de Bia Salgueiro
Editora Moderna
Benção
Mãe, de Júlio Emílio Braz, com ilustrações de Graça Lima
Editora
Record
Jonas e a Sereia, de Zélia
Gattai, com ilustrações de Roger Mello .A Bola e o Goleiro, de Jorge Amado,
com bordados da família Dumont sobre desenhos de Demóstenes Vargas
Editora Rocco
 Coleção
Escola do Terror: Não Coma da Carne Misteriosa; O Ciclista sem Cabeça;
O Esqueleto no Skate, todos de Tom B. Stone, com tradução de Claudio Figueiredo
Clara
Rosa quer uma Chance; Clara Rosa não é Nome de Flor; Clara Rosa Começa
Vida Nova, de Paula Danzinger, com ilustrações de Lya Wyler
|
Editora
José Olympio
A Gata do Rio Nilo, de
Lia Neiva. Prêmio Altamente Recomendável, o melhor para o jovem, da Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)
Editora Razão Cultural
Guia do Consumidor Mirim,
de Maria Helena Esteban, com ilustrações de Flávio
Este
não é um livro de literatura, como o próprio título indica, mas trago
para o conhecimento de vocês, pois é muito útil que nossos filhos/alunos
se familiarizem com o dia-a-dia das relações de consumo. Já ao acordar
e por todo o dia somos consumidores, mas nem sempre as crianças (e muitos
adultos) atentam para as relações que existem na compra, venda, prestação
de serviços e também para leis que protegem os consumidores.
Para
passar estas informações aos pequenos leitores, de modo prazeroso, a autora
idealiza uma festa no colégio, em que somente os alunos cuidariam da organização,
nos mínimos detalhes: compra de enfeites e refrigerantes, decoração e
música, encomenda de salgadinhos e tudo o mais que um evento comporta.
A festa promete ser um sucesso. Mas, para isso, algumas etapas tiveram
que ser vencidas. O que vocês acham: os alunos tiveram êxito? Há algumas
observações de pé de página e, ao fim da história, um pequeno glossário
reforça os conceitos emitidos.
A
autora é jornalista. Trabalha na TVE, onde é responsável pela área de
defesa do consumidor, com o programa Consumo Hoje, apresentado aos sábados,
em rede nacional. É também editora-executiva das revistas By Itaipava
e Estação Zona Sul. Na área de projetos para a infância, Maria Helena
fez uma adaptação para o teatro de 20 poemas de Manuel Bandeira.
O
lançamento do Guia será no dia 17 de março, às 11h, na Editora Razão Cultural,
situada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nº 113, loja 112. Vocês
estão todos convidados.
Em tempo: o assunto é tão sério que governo criará o Sistema Informatizado
de Defesa do Consumidor (mais detalhes na revista Isto É, nº 1636).
|