Como Pais e Filhos Podem se Ajudar

Geralmente, o início do ano letivo gera angústia em pais, que passam insegurança para os filhos.

São necessários conselhos, principalmente para os pais jovens, marinheiros de primeira viagem que desejam ancorar seus filhos em portos seguros.

É importante lembrar aos pais sobre a importância da escolha da escola, de a criança participar dessa escolha, de as instituições serem inquiridas sobre sua proposta pedagógica, sua filosofia, de se conhecer a direção pedagógica, de se observar se o ambiente atende às expectativas, de saber se o ambiente é seguro, conhecer as pessoas que conviverão com a criança, saber se a escola favorece o acesso aos pais sem hora marcada.

É importante fazer com que os pais sejam presenças prioritárias no ambiente da escola. Fazer as crianças compreenderem que a escola escolhida é um ambiente em que os pais confiam e que a professora é uma pessoa em que elas, crianças, podem acreditar, porque os pais fazem o mesmo.

 

É importante que, no primeiro dia de aula, os pais sejam os primeiros convidados a entrar na escola e levem seus filhos. E que as crianças, além de seus pais, possam levar mamadeira, fralda, chupeta, bichinho de pelúcia e suas carências ao ambiente escolar.

A escolha da escola é importante para pais e filhos, pois é o segundo ambiente de maior importância na formação do ser.

Não se deve comercializar o saber. A escola é um núcleo social onde o valor precípuo é o do conhecimento.

Colaboração de Maria do Socorro Alves da França, psicopedagoga clínica e institucional, supervisora pedagógica e licenciada em Letras e Literatura/UFRJ