Por Simone Garrafiel

Homicídios, assaltos, estupros, brigas, tráfico de drogas. Este é o cenário de violência dos grandes centros urbanos e, também, dos arredores da Escola Municipal Ministro Lafayette de Andrade, em Cordovil, onde todos vivem subjugados pelo tráfico. Ciente disto, o professor Marcos do Nascimento Sant’anna idealizou um projeto para incitar os alunos à reflexão sobre a criminalidade e orientar-lhes sobre como lidar com a situação – o projeto Basta de Violência!.

O projeto, por meio de debates, produção de maquetes e encenação de peças teatrais, fez os alunos analisarem e discutirem o papel da sociedade na diminuição da violência. Ensinou-lhes a dizer “não” às drogas, conscientes dos danos que trazem aos sistemas nervoso e motor. Mostrou-lhes que o crime não compensa e pode trazer conseqüências irreversíveis. E contribuiu para levantar a auto-estima dos alunos, provando-lhes que são capazes de realizar coisas e têm direito de sonhar. “Eles se sentem inferiorizados em relação à sociedade e, em minhas explanações, procurei mostrar-lhes que todos os cidadãos são importantes e podem ser agentes de mudança”, diz Marcos.

O projeto teve início com a projeção dos filmes Orfeu e Pixote – A Lei do Mais Fraco, que abordam, com realismo, a violência na favela e nas ruas. Após a sessão, realizada no auditório da escola, com a presença de todas as turmas de 7ª e 8ª séries, Marcos promoveu um debate sobre os filmes, fazendo com que os alunos relatassem experiências violentas que viveram e expusessem opiniões sobre as causas da violência e as soluções (ver box).

O passo seguinte foi a produção de maquetes. Divididos em grupos, os alunos retrataram uma forma de violência, em cada equipe. Usaram isopor, caneta hidrocor, papel, cola, tesoura e criatividade para expor a violência na comunidade, a do toque de recolher, os assassinatos, o tráfico de drogas. Os trabalhos foram reunidos em uma exposição e cada grupo apresentou sua maquete, explicando o porquê da escolha do tema.

Despertada a veia artística e poética dos alunos, foi produzida uma peça teatral, com texto criado pelos alunos, abordando a violência em família. A história fazia os espectadores refletirem sobre a importância do diálogo entre familiares, em lugar de atitudes como espancamento e violência verbal.

 

O professor Marcos orgulha-se dos resultados. “Vi em meus alunos a esperança de que o futuro pode ser melhor. A violência é uma realidade muito presente na vida deles. Mas muito mais do que uma oportunidade de conscientização, Basta de Violência! foi a confirmação de que devem viver sem se sentir excluídos, danosos à sociedade”, finaliza Sant’anna.

 

Escola Municipal Ministro
Lafayette de Andrade
Marcos do Nascimento Sant’anna
Tel: (0xx21) 485-1377

 


Abaixo, veja os depoimentos dos alunos acerca da violência:

  • “A violência ocorre principalmente pelos contrastes sociais. Muitas pessoas têm pouco, poucas pessoas têm muito” (Jefferson – 7ª série)
  • “Há muitas comunidades que são violentadas quando não possuem saneamento básico, luz, segurança, condições dignas de viver” (Andréa, Maitê, Jackeline – 8ª série)
  • “Assaltos.... violência.... tráfico de drogas... estupros... seqüestros... chega! Nós queremos paz! (Jamila, Jane, Vanessa, Daiana – 7ª série)
  • “A pior violência é a dos contrastes sociais. As leis são para todos mas, na verdade, não são, não. Os pobres são sempre os maiores prejudicados, pois quem tem dinheiro não fica muito tempo na prisão” (Maria Cátia – 8ª série)
  • “As pessoas pedem paz, mas elas não procuram a paz. O que adianta pedir a paz e, ao chegar em casa, ficar espancando seu filho, brigando com os vizinhos? Falam de paz mas não querem praticá-la” (Maria Cátia – 8ª série)