O professor João Luiz B. Eleutério, de História e Geografia, implanta desde 1998, na escola, o Projeto Direitos Humanos, Educação e Cidadania, no qual se engaja toda a equipe escolar. Através de temas propostos, que serão pesquisados pelos alunos em jornais e revistas, o professor João leva a turma a ter noção da realidade imediata do município, do estado e do país em que está inserida. Este é um momento de tomada de consciência e reflexão. Depois, os temas são discutidos, de forma que os alunos entendam o que lhes é de direito, como reivindicar o que lhes cabe e qual deve ser o seu papel na sociedade. Atividades de teatro, capoeira e dança, jograis, desfiles, coral, música e exposições – quase sempre com o envolvimento da comunidade – servem para divulgar o que foi aprendido e propiciar melhor fixação do conteúdo. De forma interdisciplinar, as professoras de Português aproveitam os temas das aulas de História e Geografia e, com base neles, pedem aos alunos que façam slogans, poesias, textos, estórias em quadrinhos e cartazes, para utilizarem nas apresentações. E as de Artes Plásticas ajudam os alunos a comunicar as idéias de forma visualmente atraente, impactante e clara, para enriquecer os trabalhos e aumentar o interesse por eles. O professor de História e Geografia, entretanto, articula o entrelaçamento das disciplinas.
Os trabalhos renderam frutos como o II Seminário sobre Direitos Humanos, Educação e Cidadania e novos temas para análise: “Direitos Humanos e Família”, “Direitos Humanos e História do Brasil”, “Pedagogia de Projetos na Escola”, “Estatuto da Criança e Adolescente” e “Oficina Pedagógica – Educação e Direitos Humanos”, dentre outros. O seminário culminou na apresentação da exposição “Fazendo Arte – Cidadania”, de Artes Plásticas e fotos; em concursos de redação cujos temas foram: “Armas da Paz” e “Ser Negro no Brasil”; em concursos de cartazes, desenhos e slogans; no lançamento do livro As Armas da Paz;; em shows musicais, jograis, coral, exposições de trabalhos manuais e no desfile “beleza negra”.
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Os alunos tiveram, também, a oportunidade de vivenciar a cidadania plena. Fizeram uma caminhada ecológica pelo bairro em que a escola está situada, recolhendo e separando lixo e conscientizando a comunidade sobre a importância de tais atividades, através de cartazes educativos. Entrevistaram todos os candidatos a prefeitos, promovendo debates abertos à comunidade, e conheceram as propostas de cada um. Conversaram, também, com os moradores do bairro, principalmente os mais antigos, para saber o que melhorou ou piorou e como andava o exercício de seus direitos. O
projeto cresceu. Os alunos realizaram um concurso para escolher o símbolo
de uma campanha de divulgação do projeto. Trataram de confeccionar camisetas
com os dizeres “Sou cidadão e tenho direitos” e “Sou cidadão brasileiro
e tenho direitos”. E, envolvendo a comunidade, divulgam o projeto cada
vez mais, conquistam adeptos e exercitam a cidadania. Os esforços vêm
dando certo. O projeto do professor João foi selecionado para apresentação
no I Encontro Estadual de Professores de História, na Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Conquistado o estado, a meta é conquistar
o país e ensinar aos brasileiros a serem cidadãos de verdade.
Exemplo de Atividades Interdisciplinares:
Tema 2: “Estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos”
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