Por Simone Garrafiel

O programa TV Escola, criado em 1996 e implantado, desde então, pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), tem um importante papel. Contribuir para a formação, o aperfeiçoamento e a valorização dos professores e a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Além disto, comprova que a Educação à Distância é capaz de garantir maior qualidade ao ensino público.

O Tv Escola permite às instituições educacionais entrarem em sintonia com as possibilidades pedagógicas oferecidas pela Educação à Distância, aproveitando a familiaridade dos brasileiros com a televisão e sugerindo aulas criativas que atendam as necessidades dos diferentes ambientes escolares.

Através de um canal do MEC, os professores são instruídos a utilizar os programas educativos transmitidos pela Tv como recursos didáticos em sala de aula, de forma a enriquecer seu planejamento pedagógico.

O Tv Escola é transmitido via satélite para todo o país. Para que as escolas de todo Brasil, independentemente de sua localização, consigam sintonizar cada sessão, é necessário obterem um kit tecnológico, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que inclui um televisor, um aparelho de videocassete, uma antena parabólica, um receptor de satélite e dez fitas virgens, para gravação dos programas. Até 1999, 56.770 kits haviam sido adquiridos pelas escolas.

A cada dia da semana, é transmitida uma sessão inédita, que aborda temas propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e referentes a Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística, Ética, Pluralidade Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Prática Pedagógica.

Graças ao Tv escola, o Governo Federal cumpre o compromisso assumido de valorizar o professor, promovendo o aperfeiçoamento do profissional com o uso de múltiplas linguagens, diversificando espaços educacionais e ampliando os domínios do conhecimento. Consequentemente, eleva a qualidade do ensino e diminui as diferenças culturais entre os educadores de país.