Por Jaciara Moreira

A Escola Municipal Joaquim Lavoura, em São Gonçalo, no Grande Rio, que atende alunos da Educação Infantil ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, aposta em um novo projeto pedagógico de formação dos alunos. Em vez de livros, apostilas e trabalhos enfadonhos, utiliza, no ensino, jogos e brinquedos que fazem parte do cotidiano infantil. Trata-se do projeto Jogos e Brinquedos no Cotidiano da Educação Fundamental, responsável pelo fim da evasão escolar e da repetência na instituição e pela redescoberta da paixão de aprender.

O projeto, de autoria do professor de Educação Física José Ricardo da Silva Ramos, foi implantado na escola no início do ano. A idéia foi trazida da França, onde o professor passou dois meses estudando jogos e sociedades em um curso de especialização para bacharéis em Educação Física. “A proposta foi inicialmente discutida junto com duas orientadoras educacionais, uma orientadora pedagógica e a coordenadora de cultura da escola. E, desde maio, foi transformada em projeto pedagógico coletivo, envolvendo os professores, a direção da escola e os pais dos alunos”, explica José Ricardo.

Considerado ainda como um projeto piloto, Jogos e Brinquedos no Cotidiano da Educação Fundamental é interdisciplinar, ou seja, o assunto que é discutido em uma aula de Geografia, por exemplo, pode ser retomado em uma “brincadeira” na aula de Educação Física.

“No caso da Geografia, propomos um jogo de amarelinha aos alunos, pondo em cada quadro o nome da capital de um estado. O professor pergunta ao aluno, por exemplo, qual a capital do Rio de Janeiro e ele tem que pular no quadrado correspondente. Vence aquele que acertar o maior número de questões”, explica o idealizador do projeto. O conteúdo das aulas de Português também pode ser levado para a quadra de esportes da escola. Neste caso, os alunos aprendem a separar sílabas enquanto pulam corda – o número de saltos corresponde à quantidade de sílabas de uma palavra.

Os recursos dos professores estão no próprio universo infantil, de onde vêm as brincadeiras – cabra-cega, amarelinha, pular corda, caça ao tesouro, entre outras –, adaptadas de acordo com as disciplinas. “A aprendizagem da criança por meio de jogos e as brincadeiras é muito significativa para ela porque a escola está dando importância a algo que ela conhece e faz parte do mundo dela. O conhecimento torna-se acessível a qualquer criança. É só saber estimulá-la”, esclarece o professor.

 

O novo método ganhou fama nacional e foi premiado pelo Governo Federal. Entre mais de mil trabalhos desenvolvidos por professores do Rio de Janeiro, foi o único a receber o prêmio Incentivo à Educação Fundamental criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A premiação ocorreu em outubro e rendeu ao professor José Ricardo uma medalha e R$ 4 mil.

Neste primeiro ano, apenas cinco turmas participam do projeto: uma da alfabetização, duas da segunda série, uma da terceira e uma da quarta. No total, 200 dos mil alunos matriculados na escola fazem parte da experiência. A previsão dos professores, no entanto, é de que, no próximo ano letivo, o projeto já esteja sendo desenvolvido em outras turmas. “Estamos na fase experimental, mas, no ano que vem, o projeto será ampliado e levado a todas as turmas, mesmo porque já não temos mais dúvidas sobre as vantagens que ele trouxe para a escola”, conta José Ricardo, que tem sido convidado por várias escolas para fazer palestras sobre sua criação.

Os professores esperam, graças ao novo método pedagógico, atingir o índice de repetência zero, além de abolir boa parte dos livros didáticos. “Quando se lida com jogos e as brincadeiras, desenvolve-se não só a vida escolar, como também a vida social da criança. O projeto ajuda os professores a conhecerem melhor os alunos. Esta visão pedagógica é radicalmente oposta ao pensamento e ao modo de transmitir um conhecimento estático, acabado, sem movimento. Estamos interessados na formação crítica, criativa e autônoma do aluno”, esclarece o professor.

 

O professor José Ricardo pretende transformar as diretrizes do novo método pedagógico em um livro. A obra, Jogos e Brincadeiras do Cotidiano na Educação Fundamental, deve ser lançada no primeiro semestre de 2001. Os professores que tiverem interesse na publicação devem entrar em contato com José Ricardo, pelo telefone (21) 712-3270 ou pelo correio. O endereço é Rua General Antônio Rodrigues 393, Centro – São Gonçalo, Rio de Janeiro – CEP 24445-490