Por Solange Ramos Se antes da globalização, o Inglês já era considerado “a segunda língua” no Brasil, agora é uma exigência no mundo globalizado. Ciente disto, a Creche e Pré-Escola Miraflores, em Laranjeiras e na Barra da Tijuca, não perde tempo e se adequa à nova realidade. Desde os três anos, as crianças já aprendem a falar Inglês. E, naturalmente, tornam-se bilíngües. O carro-chefe da creche escola é o ensino da Língua Inglesa, cujas aulas têm carga horária diária de duas horas e meia. O método de ensino de Inglês é o mesmo utilizado na escola, para lecionar Português: “As crianças aprendem brincando”, afirma Sônia Prado, coordenadora de Educação Infantil da escola. E Jocymar Boccazio, coordenadora da pré-escola, completa: “Aprendem através da imersão no ambiente do idioma. Elas vivenciam a fala”.
|
A conversação e o aprendizado têm continuidade na hora de entrega da caderneta, de pendurar a mochila, de brincar no pátio, de almoçar. Segundo Jocymar, “As crianças vivenciam sua rotina, mas em Inglês”. Para a diretora-geral, Lea Rocha Lima, o período de zero a seis anos na vida de uma criança é decisivo para sua formação integral. Daí a decisão de iniciar cedo o ensino da Língua Inglesa na escola. “Nossa preocupação é com o futuro dos alunos, pois uma boa educação fará com que se tornem adultos preparados para a realidade, que depois estarão tomando decisões e orientando a própria vida e a de novas crianças”, afirma. E, em um mundo de fronteiras cada vez mais reduzidas, onde a Internet encurtou as distâncias e é possível comunicar-se com outros países, a custos menores e em tempo real, dominar uma segunda língua é estar sintonizado com a evolução dos tempos.
|