Por Simone Garrafiel

Rosa Prista (à direita) coordenou o evento, que contou com a participação dos palestrantes Fábia Mônica dos Santos, da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia; Valéria A. Pinheiro, representante do Conselho Tutelar de Jacarepaguá; Ednaldo Carvalho, editor do Jornal Educar; Carmem Lúcia Lozza, coordenadora pedagógica do programa Quem Lê Sabe Mais, e Vânia Motta, diretora do Sesc Engenho de Dentro

No último dia 30 de setembro, no Sesc Engenho de Dentro, o I Núcleo Rio de Estudos e Pesquisas sobre a Pedagogia Freinet e Psicomotricidade realizou o seminário “Humanos em Extinção”, para discutir a violência nas escolas, direitos humanos na atualidade e fatores que prejudicam a formação e a realização de sujeitos criativos e críticos.

Participaram do evento mais de 100 profissionais, em sua maioria educadores, que contribuíram com opiniões e informações para o aprofundamento do tema, em mesas-redondas, oficinas, conferências e apresentações de vídeos.

Na ocasião, discutiu-se sobre a violência infligida aos alunos quando lhes é impedida a livre-expressão, verbal ou não-verbal.

 

Os palestrantes Marcelo Rasga, professor da Fiocruz, Marfiza Reis, presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), e Rosa Prista, conselheira-presidente do I Núcleo Rio, denunciaram a falta de profundidade com que os homens lidam com as próprias emoções, hoje em dia, deixando-se influenciar pela banalização ditada pelos programas e noticiários veiculados na mídia, que massificam grande parcela da população, tornando-a superficial, fazendo-a perder contato com seus sentimentos mais profundos e empobrecendo seu sistema psiconeurológico e a expressão da inteligência emocional, base para que outras expressões possam surgir.

Em outro momento, Elizabeth França, coordenadora da 9ª CRE, Marco Aurélio Toglatian, representando a escola Espaço Infantil, Mariângela Monjardim, diretora do colégio Oga Mitá, e Adelmo Sá, representante da Sociedade Educacional Fluminense, falaram sobre a importância da pedagogia de Freinet para interligar a prática social à pedagógica, aproximando a escola da vida – por meio de aulas-passeio, debates sobre a atualidade e criação de jornais-laboratório –, humanizando-a.

Na ocasião, foi lançado o vídeo “Humanos em Extinção”, resultado de uma campanha do I Núcleo Rio em prol do desenvolvimento humano. O material, apresentando imagens da dura realidade dos meninos de rua no Brasil e de atividades comunitárias bem-sucedidas realizadas junto a crianças carentes, no Méier, fez o espectador refletir sobre a sociedade excludente de hoje e conscientizar-se da necessidade de fugir imobilismo e construir um novo país.

Segundo Rosa Prista, o evento foi uma ocasião importante de discussão dos problemas de hoje. Significou mais uma etapa cumprida no trabalho do grupo de educadores do I Núcleo Rio. “Agradecemos muito a Vânia Motta, diretora do Sesc Engenho de Dentro, que nos ajudou a realizar o seminário, deixando a porta aberta para continuarmos lutando pela conscientização e renovação da sociedade” – finalizou ela.