Imagine uma folhinha personificada, em formato de coração, que possui sentimentos, conversa com as crianças e se chama Madi. Conto de fadas? Exatamente. Mas, muito mais do que uma personagem que vivencia situações diversas acompanhada do seu amigo, o menino Beto, Madi tornou-se um referencial no aprendizado de Matemática, Português, Ciências, Artes e na abordagem de temas transversais como Educação Ambiental e Cidadania, em algumas escolas do Rio de Janeiro. Sua criadora, a professora de Português e psicopedagoga Zilda Montes, escreveu as histórias exatamente com a intenção de facilitar o trabalho dos professores que, levando os livros para a sala de aula, passam a ter elementos para explorar os conteúdos, incentivar o hábito de leitura e relacionar o cotidiano da criança a meio ambiente e cidadania. "Utilizar os livros enriquece o aprendizado, pois lida-se com o lúdico. Nas histórias da Madi, o cotidiano é retratado sempre buscando a harmonia entre a natureza humana e a vegetal. Faço com que as crianças percebam que a natureza é essencial à vida do homem. A partir daí, cabe ao professor criar sua estratégia de aula, utilizando os elementos do texto e as ilustrações para ensinar" - explica Zilda. A professora Maria Domingos Silva, coordenadora-geral do Instituto Agras de Ensino, na Vila da Penha, adota os livros de Zilda para as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental e garante que ministrar aulas partindo de uma história torna o aprendizado mais fácil e prazeroso. "É preciso fazer os alunos 'viajarem' no conteúdo e, para isto, o professor precisa usar a imaginação. Aqui, na escola, percebemos que eles se interessam mais pelos estudos e assimilam melhor o que está sendo estudado quando utilizamos os livros como base" - afirma Maria. Com os livros na mão, a ordem é usar a criatividade. Cada página traz uma surpresa literária e um suprimento didático. Uma simples palavra ou um desenho é o ponto de partida para o professor desenvolver atividades, explorando os conteúdos curriculares. Mas, afinal, como se viabiliza este tipo de aula?
|
Português Os professores de Português aproveitam palavras contidas no texto, tais como "dedinhos", "amiguinhos" e "olhinhos", para ensinarem diminutivo e plural. Quanto aos alunos, com base na letra da música Parabéns prá Você, podem produzir paródias ou brincar de trocar e rimar palavras. A criação de frases que tenham relação com alguma ilustração do livro pode ser a atividade ideal para estimular a criatividade e treinar a escrita da garotada. Integração Social Os
pais do personagem Beto dedicam muito carinho e atenção ao
filho, no decorrer da história. Por isto, podem-se estabelecer debates
entre os alunos sobre a importância da família e de sua integração. Afetividade
e respeito também são valores que Educação Ambiental A personagem Madi simboliza o vegetal brasileiro e, na história, explana a importância da preservação do meio ambiente. Assim, utilizando-a como exemplo ou aproveitando o tema, os professores podem promover debates sobre a relação do ser humano com a natureza, os efeitos nocivos da poluição nos grandes centros urbanos, o desmatamento das florestas ou a reciclagem de materiais. Também é uma boa idéia pedir aos alunos que façam cartazes explicativos e apelativos, de modo a conscientizarem as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
|