Uma associação entre educadores, consultores, autores de livros, ilustradores e designers resultou em um projeto multimídia da maior importância - Crianças Criativas. O projeto, através de livros, vídeos, CDs, brinquedos e jogos, propõe-se a estimular o lazer construtivo, o hábito de leitura e o desenvolvimento das potencialidades criativas das crianças. A coordenação cabe a Gian Calvi, autor, editor, ilustrador premiado no Brasil e no exterior, e Lucila Martínez, bibliotecária, pós-graduada em Nova York (USA), e consultora técnica na formulação de políticas nacionais em prol do livro e da leitura no Brasil e na América do Sul.

Para atingir sua meta, o grupo engajado no projeto, que reúne as empresas A&A&A Edições e Promoções Internacionais Ltda. e Ipê Amarelo Criação Multimídia Ltda., colabora com a melhoria do ensino e o aperfeiçoamento de materiais educativos. Assim, desenvolve materiais impressos e audiovisuais e capacita equipes de professores, dirigentes do sistema educacional, agentes e promotores sociais ou comunitários e responsáveis pela produção de materiais educativos e de comunicação. E elas darão continuidade aos projetos e programas, funcionando como multiplicadoras.

O material confeccionado é sempre bem-cuidado e conscientiza o aluno sobre a realidade que o cerca e a necessidade de tornar-se agente de mudanças. A coleção Água, Meio Ambiente e Cidadania ensina aos alunos a importância da água para os seres vivos e como evitar a poluição das águas e o desperdício. Ela é composta por três livros destinados a alunos de 1ª a 8ª série ("O Caminho das Águas", "Água, Meio Ambiente e Vida" e "Fazendo e Aprendendo com a Água"); um guia do Educador; um livro sobre os princípios da Lei de Recursos Hídricos ("Para que o Futuro do Planeta Seja Azul"); um cartaz paradidático, sobre o homem e bacia hidrográfica, e o CD- ROM "Água, Meio Ambiente e Vida".

Outra coleção de grande utilidade é "Escola e Comunidade". Em nove volumes, são abordados temas como abuso sexual, drogas, alcoolismo, meninos de rua, exploração do trabalho infantil e juvenil, maus-tratos. O material se constitui em auxílio valioso para o professor abordar em sala temas delicados e é excelente fonte de conscientização para os alunos sobre o perigo dos vícios e da vida nas ruas e a importância da qualidade de vida.

 

Já a coleção "Canto Latino-Americano", em edições bilíngües (em Português e Espanhol), mostra aos pequenos leitores toda a riqueza e a diversidade cultural latino-americana.

A Arte também recebeu atenção especial. O material "Artistas Famosos", composto por dois CDs e um livro-guia mostra, aos alunos, a evolução da história da pintura, por meio de obras de arte feitas por artistas renomados. Apresenta, também, a biografia dos mestres, quebra-cabeça e jogo da memória.

O grupo lançou, ainda, quatro kits didáticos contendo, cada um, um vídeo com três filmes, três livros, três fantoches e um guia de atividades, para que a criança brasileira tome gosto pela leitura e tenha a criatividade estimulada.

Com a desenvoltura de quem entende muito do que faz, o grupo passa adiante seu know-how, também por escrito. Editou o livro "Escola, Sala de Leitura e Biblioteca Criativas", de autoria de Maria de Fátima Prôa Melo, bibliotecária do Colégio Pedro II e especialista em Literatura infanto-juvenil pelas universidades UFRJ e UFF. "Na obra, consciente do papel social daqueles que lidam com leitura e da necessidade de se formarem leitores críticos, as autora defende uma nova linha de atuação em salas de leitura e bibliotecas, maior interação com a comunidade, e a conscientização sobre a importância de se ter projetos gráficos de qualidade para nossas crianças. A leitura é indispensável a profissionais de qualquer instituição que mantenham ou queiram criar uma biblioteca. Afinal, para fazer bem-feito, é preciso aprender com quem faz com total competência.