Alerta ao
Professor

 

Júlio Cesar da Costa

 

 

Os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados para embasar e aprimorar os conteúdos desenvolvidos nas salas de aula, não foram assimilados pelos professores. Uma pesquisa da Unesco (Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) mostra que, nos municípios, 71,9% das atividades realizadas com base nos PCNs não chegam às salas de aula, permanecendo as informações a respeito somente nas Secretarias de Educação. Segundo o coordenador de pesquisa, Julio Jacob Waiselfisz, há um problema complexo de acesso à informação, principalmente em municípios menores. Soma-se a isto o fato de que somente 3% dos que responderam à pesquisa fizeram planejamento escolar com base nos PCNs. O resultado é alarmante, já que a consulta foi feita a 12 mil secretarias estaduais e municipais, escolas, ONGs e centros que formam professores.

Hoje, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a nova LDB e o Proinfo - programa governamental de informatização das escolas públicas - aliam-se para instigar o professor a buscar novas metodologias de ensino. Mas é preciso que ele esteja consciente disto, faça a sua parte e cobre ações e resultados.

É importante ressaltar não só a importância dos Parâmetros curriculares Nacionais, mas, também, a oportunidade que, hoje, os professores têm de entrar definitivamente na era da Informática.Uma ação já implantada do Ministério do Trabalho, órgão executivo do Governo Federal, vem financiando a aquisição de computadores pelos professores. Afinal, a era da globalização e da democratização da informação exige o progresso cada vez maior dos meios de ensino, a aprendizagem voltada para a realidade do mercado de trabalho e a atualização permanente do professor. Neste contexto, os microcomputadores são as ferramentas ideais de auxílio ao professorado, trazendo-lhe oportunidades de informação, pesquisa e aperfeiçoamento.

A Appai também presta a sua contribuição à categoria, através de convênio firmado com o Banco do Brasil para a criação de uma linha de crédito para financiamento de microcomputadores aos professores associados. Dispondo dos meios, fica mais fácil educar, aperfeiçoar-se e ajudar o Brasil a "acertar o passo". Agora, é com você, professor!

 

Jornal Educar