Professora do Ensino Fundamental resgata, em sala de aula, o Hino Nacional, os símbolos nacionais e o amor à pátria.

Em uma turma de 20 alunos, quantos sabemcantar o Hino Nacional? Um ou dois, no máximo. Sem exagero, esta é a realidade das escolas brasileiras, em que a maioria das crianças e dos jovens estudantes desconhece a letra e a melodia do hino pátrio. Lembrado geralmente no Dia da Independência, o hino só é cantado nas instituições escolares em raríssimas e especiais ocasiões. Por isto, preocupada com tal falta de civismo nas escolas brasileiras, a professora Vanda Pimentel Rodrigues resgata o Hino Nacional esmiuçando cada estrofe para seus alunos da 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Cândido Portinari, em Itaipava, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. "Como educadora, tenho a obrigação de fazer com que meus alunos conheçam intimamente o Hino Nacional e de despertar neles o amor pela pátria, que tem andado adormecido", explica Vanda Pimentel.

Intitulado "Compreender é Amar o Hino Nacional", o projeto da educadora, antes de mais nada, consiste em mostrar aos alunos a importância de saberem cantar o Hino Nacional. Depois, em promover o hábito de cantá-lo. Segundo Vanda, só assim é possível recuperar o sentimento patriótico dos alunos e os valores cívicos nacionais e formar cidadãos que participem dos rumos do país. "O projeto tornou-se um meio de discutir ética e cidadania em sala de aula", enfatiza.

Ao propor o trabalho, a professora aproveita para enriquecer o vocabulário dos alunos, fazendo-lhes pesquisar em dicionários os significados dos vocábulos que compõem o Hino Nacional; exercitar a leitura individual e coletiva; treinar interpretação de texto em sala e ensinar Gramática da Língua Portuguesa e História do Brasil, 500 anos depois do descobrimento. Afinal, o Hino Nacional exalta um importante momento histórico, o da independência do país, além das belezas naturais do Brasil.

Para desenvolver seu trabalho, Vanda Pimentel se inspirou na pedagogia de dois teóricos: Ausubel e Skinner. O primeiro preocupava-se com o processo de construção do conhecimento, a apresentação de conteúdos com sentido e desprezava os processo cognitivos do aprendiz, tendo sempre se oposto ao aprendizado mecânico. O segundo defendia que os objetivos de qualquer trabalho deveriam ser pré-determinados. E acreditava no estímulo aos alunos aplicado a diversas situações, tais como mudar comportamentos, estabelecer novos, extinguir comportamentos indesejados e estabelecer limites refinados de controle, por meio dos estímulos.

Não queremos papagaios!

Vanda sabe que de nada vale fazer os alunos repetirem o Hino Nacional como papagaios, apenas decorando o que lhe ouvem sem nada entenderem do que é dito. Por isto, incentivou os alunos a gostarem do hino, desvendando, junto com a turma, a mensagem que transmite. Para tanto, utilizou recursos como um aparelho de som, fita K7 (ou CD) com o hino, texto impresso com a letra do Hino Nacional, dicionário, caderno de desenho, caderno comum, caneta, lápis de cor e hidrocor.

 

A aula passo a passo

Reunido o material, Vanda sensibilizou seus alunos quanto à importância do Hino Nacional através de debates sobre a situação do Brasil e a prática do civismo nas escolas. "Esta discussão em sala me deu a real noção do desconhecimento dos alunos em relação ao Hino Nacional e, principalmente, ao que queria dizer cada estrofe", esclarece a educadora.

A professora, então, fez com que os alunos ouvissem a letra e a melodia do hino, distribuiu uma folha com a letra para todos e pediu-lhes para grifarem as palavras que desconheciam. Com o auxílio do dicionário, a garotada entendeu o significado de palavras que lhe eram totalmente desconhecidas, como "florão", "plácidas" e "lábaro".

Com o significado das palavras na ponta da língua, os alunos interpretaram o hino, com o auxílio da professora. Segundo ela, tal exercício ajuda o aluno a refletir sobre o que lê, questionar-se.

Depois, em grupos e com caderno de desenho, lápis de cor e hidrocor em mãos, os alunos confeccionaram cartazes dando vazão a sua criatividade. Este momento exigiu total participação e a integração da turma. "Os resultados me permitiram perceber o quanto os alunos podem ser cidadãos críticos, cientes da realidade que os cerca", esclarece a educadora com entusiasmo, diante de trabalhos que passam o Brasil a limpo e questionam sua real independência, a igualdade entre os povos, o fim da escravidão.

Agora, segundo Vanda, " o projeto 'Compreender é Amar o Hino Nacional' fará com que cada aluno dê mais valor ao país e a seus símbolos cívicos. E este é um passo para trabalhar com amor para construir um país melhor". O próximo passo de Vanda é fazer com que o projeto seja implementado em todas as turma do Cândido Portinari.

Os frutos do projeto

Hoje, o projeto inicial de Vanda evolui e garante aos alunos mais benefícios: todos se mantêm atualizados no que diz respeito aos informes da imprensa brasileira e cada vez mais ricos em vocabulário. Isto porque a professora aproveita para criar, em sala, o Jornal Notícia. Este se constitui de notícias levadas para a sala pelos alunos, diariamente, e relatadas no início da aula. Para compô-las, os alunos assistem à televisão ou lêem jornal diariamente.

Aproveitam para enriquecer o vocabulário. Afinal, Vanda pede a cada aluno que confeccione o próprio dicionário reunindo os termos novos com que tem contato e o respectivo significado. Todas as palavras desconhecidas são pesquisadas pela garotada. E, como é muito vasta a diversidade de vocábulos da língua e ela evolui sempre, o dicionário de cada aluno tem sempre páginas em branco à espera de novas palavras.

Colégio Estadual Cândido Portinari
Profª Vanda Pimentel Rodrigues
Tel: (0xx24) 222-2971

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