Uma régua de cartolina ajuda os alunos a entenderem que a escala numérica não começa no 0

Priscila Ramalho

Veja como é fácil calcular
Acompanhe a resolução do exemplo abaixo:
-6 + 4 = -2

Calcular 2 + 3 com a ajuda dos dedos não é tarefa das mais complicadas para as crianças que estão ingressando no mundo dos números. Quando, mais tarde, a conta vira 2 – 3, tudo muda de figura. Num primeiro momento, os alunos chegam a dizer que esta é uma questão impossível de ser resolvida. Para ajudá-los a fazer os primeiros cálculos envolvendo números negativos, a professora Leda Talavera, do Colégio Campos Salles, de São Paulo, utiliza uma régua operatória.

Feita de cartolina, ela é formada por duas retas numéricas que vão do –9 ao 9 e se movem para a direita e para a esquerda, permitindo resolver somas e subtrações. "Movimentando as escalas, o estudante compreende cada passo da operação e chega mais facilmente ao resultado", explica Leda.

 

A régua, construída pelos próprios alunos, é utilizada apenas nas duas primeiras aulas em que o assunto é abordado. "Depois que eles entendem o raciocínio, acabam deixando o material de lado e fazem, sem dificuldade, até contas com valores maiores".

Para a professora Ruth Ribas Itacarambi, membro do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, da Universidade de São Paulo, a régua operatória é uma ferramenta interessante por permitir a aprendizagem sem lápis nem caderno.

"Quando manipula as lâminas, o jovem vê os componentes do cálculo de maneira concreta, prática como é sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais", afirma.

Matéria extraída da Revista "Nova Escola"
ano XV - Nº 133 - junho/julho de 2000 - pág. 4 do Caderno de Atividades

 

Faça sua régua e ensine a turma

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