Informe sobre o que Andam Discutindo e Pensando acerca da Literatura Infantil em Algumas Universidades Brasileiras

Rona Hanning

 

Acaba de acontecer, na cidade de Niterói/RJ, o XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL). O encontro reuniu diversas universidades deste país e propiciou a formação de 27 Grupos de Trabalho (GTs), como o de Literatura Infantil e Leitura, que realizou as seguintes apresentações: "Brasil/Portugal: a Imagem da Criança na Literatura Infanto-Juvenil Contemporânea" (ULB/RS); "Dois Olhares na Obra de Arte do Artista e da Criança" (UEM/PR); "Uma Relação Possível entre a Literatura e o Computador: um Clic na Experiência" (PUC/RS); "Tese sobre Literatura Infanto-Juvenil" (PUC/RJ); "Descobrindo a Invenção de Simone Martini" (UNESP/Araraquara); "Leitura da Literatura: Problemas e Perspectivas" (UNB); "Sete Anos de Proleitura" (UNESP/Assis); "Dificuldades de Leitura: Causas e Conseqüências" (UNB); "Semiologia e Hermenêutica: Dois Caminhos de Leitura" (UFRJ); "A história dos Três Porquinhos" (PUC/RJ); "Infância e Leitura no Brasil" (1880-1920) (UERJ); "Quem Conta um Conto...Aumenta um Ponto" (UNESP/Rio Claro); "Aula de Leitura nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental" (UERJ); "Ilustração e Narrativa: Problemáticas de um Texto de Literatura Infantil" (UNESP/Bauru); "CD-Rom Infantil: uma Nova Prática de Leitura" (UNESP/Araraquara); "A Concretização Funcional e Estética da Gramática da Língua através dos Textos" (UERJ); "À procura de uma Tangência Lingüística no Texto Drummoniano – Poesia e Crônica" (UERJ); "A Poesia Fugaz: a Imagem de uma Raposa em Helder Macedo" (UEM/PR); "Bordando a Palavra" (UNESP/Bauru); "Recriando Contos de Fadas" (UNICENTRO/PR); "Oficina Literária: Espaço/Tempo Criador" (UERJ); "A Leitura Literária Concretizada na Linguagem Virtual" (PUC/RS); "O Livro e o Leitor no Centro da Movimentação Literária" (PUC/RS); O Mundo Visto pelo Olhar da Literatura Infanto-Juvenil: Oralidade e Escritura" (UFPE); "Bartolomeu Campos Queirós: de Como Carregar Água na Peneira" (PUC/RJ).

Ao longo de três dias de discussões sobre a área de Letras, aí inserida a questão da Leitura, pude perceber que, embora o curso universitário de Letras forme os nossos professores de Língua Portuguesa dos ensinos Fundamental e Médio, não houve preocupação com a prática pedagógica nos trabalhos apresentados. Chamou-me atenção esta despreocupação, assim como a ausência de profissionais da área de Educação para enriquecer as discussões e ampliar a troca de experiências relativas à leitura, uma vez que a escola ainda detém maior responsabilidade no que diz respeito a esta prática.

Já que é assim, então por que não pensar a leitura e a literatura infantil como questões imbricadas tanto no campo da pedagogia, quanto no campo das Letras? Tais áreas poderiam estar sendo entendidas também interdisciplinarmente, não?! Estas são apenas algumas notícias e reflexões que gostaria de partilhar com vocês.....

 

Rona Hanning
RONA HANNING
Mestre em Educação Brasileira – PUC/RJ
Profª Universidade Federal Fluminense
(UFF)
e-mail: ronahann@uol.com.br

 

Índice Ediçao 18