Educação :
Agora Pode Ser "Prá Valer"

Seguindo o exemplo do que ocorreu em São Paulo, o Rio de Janeiro, por intermédio do Governo Estadual ou das prefeituras municipais, poderia disponibilizar, para as escolas da rede pública, acesso à tecnologia da informação, pela Internet, e a informações próprias de seus bancos de dados, firmando convênio com um grupo telefônico.

Com isto, projetos pedagógicos que envolvam conhecimentos de Informática poderão ser desenvolvidos, para alunos, professores e a comunidade escolar, e aplicados. Todas as escolas poderão estar ligadas entre si e à própria Secretaria de Educação, através dos meios a serem disponibilizados pela Telefônica.

Este é o exemplo do que ocorrerá em São Paulo, onde a Telefônica vai pôr a tecnologia de ponta, o que há de mais avançado em Telecomunicações, a serviço da Educação. Serão instalados, em todas as escolas envolvidas no projeto, nos Nrtes (Núcleos Regionais de Tecnologia em Educação) e na própria Secretaria, acessos dedicados de alta velocidade, utilizando-se os serviços Speedy, da Rede IP (Protocolo de Internet), variando de 512 Kb a 64 Kb, possibilitando transações como baixa de arquivos, consultas a base de dados e a possibilidade de transmissão de imagens, permitindo ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação o desenvolvimento de projetos pedagógicos e seu intercâmbio entre as escolas.

Como ganho adicional, as linhas telefônicas que atendem às escolas ficarão disponíveis para que o governo possa, através da tecnologia da informação, implantar rotinas e processos administrativos entre as escolas, a Secretaria da Educação e o próprio Estado.

Basta saber se no estado do Rio de Janeiro, a Telemar, ou outra concessionária, terá condições tecnológicas de instalação dos acessos dedicados a Internet para que o governo estadual e o municipal possam desenvolver semelhante projeto dentro de nosso estado, caso haja interesse.

Tal iniciativa, além de colocar o estado do Rio em paralelo com o de São Paulo, em se tratando de investimento em Educação, também resgataria a qualidade da Educação em todo o estado. Falta decisão política.

Júlio Cesar da Costa
Diretor-presidente da Appai

 

Jornal Educar

Índice edição 18