Projeto pedagógico faz alunos refletirem sobre a paz

Simone Garrafiel

Promover desde cedo, entre crianças e jovens, princípios como tolerância, respeito, fraternidade e solidariedade, conduzindo gerações à paz mundial, por meio de atividades didático-pedagógicas. Este é o compromisso das escolas associadas à Unesco (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), como o Centro Educacional Bambini, em Jacarepaguá. Afinal, ali, de acordo com a filosofia da organização, está sendo desenvolvido o projeto Em Nome da Paz, com as turmas de 6ª série do Ensino Fundamental.

Idealizado pelo professor de História Anselmo Álvaro Martins juntamente com a coordenadora pedagógica da escola, Eliane Gonçalves da Silva, o projeto desperta o interesse dos alunos para problemas que assolam o mundo em que vivemos. "Queria que o trabalho envolvesse os alunos e estivesse de acordo com a realidade deles. Assim, como estamos no Ano Internacional da Cultura de Paz, aproveito para analisar o assunto e promover a paz dentro da escola, instigando os alunos a entenderem a importância do companheirismo e da solidariedade, de forma bastante interativa" – diz Anselmo.

Inicialmente, aborda-se o trabalho de personalidades nacionais e internacionais que se engajaram em lutas pela paz, explicando, aos alunos, dados biográficos sobre elas e relacionando-as ao mundo de hoje. Anselmo e Eliane selecionam nove renomadas figuras para serem estudadas: o pastor Martin Luther King, o cantor John Lennon, a missionária Madre Teresa de Calcutá, a psiquiatra Nise da Silveira, o cineasta Frank Capra, o sociólogo Hebert de Souza (Betinho), o líder indiano Mahatma Gandhi, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e Jesus Cristo. Cada uma das personalidades, é relacionada a uma lista de atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo (Link para tabela).

Segue-se a prática em sala de aula. A turma é dividida em grupos e cada um escolhe o nome sobre o qual encarrega-se de coletar material para pesquisa. A intenção é levar os alunos a fazerem a triagem do material, selecionando o que é de maior relevância. "Nesta etapa do projeto, é importante que o aluno seja o agente e faça a seleção, sabendo avaliar o conteúdo do material. Assim, ele aprende a importância do compromisso e da responsabilidade, fundamentais para o bom aproveitamento nos trabalhos" – explica Eliane.

Para ampliar seus conhecimentos, os alunos participam de uma aula-debate, na qual Anselmo procura esmiuçar cada assunto, trazendo informações adicionais para a turma, contextualizando a época em que o personagem viveu e, quando possível, relacionando o conteúdo com outras disciplinas, como Geografia, Português e Artes. "Quando o foco é Martin Luther King, falo sobre a situação dos EUA dos anos 50 e a segregação racial.

Já quando o assunto é John Lennon, a professora de Inglês nos ajuda a traduzir a música Imagine e a de Artes, a interpretá-la artisticamente" – exemplifica Anselmo. O projeto integra conhecimentos de áreas diversas e, segundo o professor, "o aprendizado é feito de forma natural e prazerosa".

Embora as atividades sejam predeterminadas, os alunos têm a liberdade de sugerir trabalhos que desejam desenvolver. "Algumas alunas se dispõem a criar uma coreografia para interpretar a música de John Lennon. Isto não está no programa inicial de atividades, mas achamos muito válida a sugestão" – diz Eliane. Segundo ela, o interesse em participar do projeto, opinar sobre suas etapas implica um progresso acadêmico considerável.

No final do ano, quando é concluído o estudo sobre todos os personagens, há uma feira cultural, na qual são expostos os painéis montados pelos alunos. Nela, a integração com toda a escola e a comunidade é absoluta. Os pais e demais alunos são convidados a participar do evento, prestigiando, assim, o trabalho realizado.

A riqueza acadêmica, cultural e social do projeto é incontestável. "Mais do que transmitir conteúdo, nossa preocupação é formar nossos alunos. Afinal, a nota não é mais importante do que a vivência e o aprendizado que eles levam da escola" – argumenta Eliane.

O projeto Em Nome da Paz desenvolve a cidadania em cada um, ressalta a importância de personagens que são exemplos de generosidade e respeito ao ser humano e forma o olhar crítico dos alunos sobre problemas sociais que estão a sua volta. Mais isto não é tudo: "Os alunos passam a perceber que também podem contribuir para a propagação da paz, o que é de suma importância, pois o futuro está nas mãos deles e as personalidades estudadas podem servir de referência na vida deles, na construção de um mundo melhor" – orgulha-se Anselmo.

Centro Educacional Bambini
Coordenadora Eliane G. da Silva
Professor Anselmo A. Martins
Tel: 452-5454

 

Tabela de Atividades
Quem é Quem

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