Simone Garrafiel Promover desde cedo, entre crianças e jovens, princípios como tolerância, respeito, fraternidade e solidariedade, conduzindo gerações à paz mundial, por meio de atividades didático-pedagógicas. Este é o compromisso das escolas associadas à Unesco (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), como o Centro Educacional Bambini, em Jacarepaguá. Afinal, ali, de acordo com a filosofia da organização, está sendo desenvolvido o projeto Em Nome da Paz, com as turmas de 6ª série do Ensino Fundamental. Idealizado pelo professor de História Anselmo Álvaro Martins juntamente com a coordenadora pedagógica da escola, Eliane Gonçalves da Silva, o projeto desperta o interesse dos alunos para problemas que assolam o mundo em que vivemos. "Queria que o trabalho envolvesse os alunos e estivesse de acordo com a realidade deles. Assim, como estamos no Ano Internacional da Cultura de Paz, aproveito para analisar o assunto e promover a paz dentro da escola, instigando os alunos a entenderem a importância do companheirismo e da solidariedade, de forma bastante interativa" – diz Anselmo. Inicialmente, aborda-se o trabalho de personalidades nacionais e internacionais que se engajaram em lutas pela paz, explicando, aos alunos, dados biográficos sobre elas e relacionando-as ao mundo de hoje. Anselmo e Eliane selecionam nove renomadas figuras para serem estudadas: o pastor Martin Luther King, o cantor John Lennon, a missionária Madre Teresa de Calcutá, a psiquiatra Nise da Silveira, o cineasta Frank Capra, o sociólogo Hebert de Souza (Betinho), o líder indiano Mahatma Gandhi, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e Jesus Cristo. Cada uma das personalidades, é relacionada a uma lista de atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo (Link para tabela).
Para ampliar seus conhecimentos, os alunos participam de uma aula-debate, na qual Anselmo procura esmiuçar cada assunto, trazendo informações adicionais para a turma, contextualizando a época em que o personagem viveu e, quando possível, relacionando o conteúdo com outras disciplinas, como Geografia, Português e Artes. "Quando o foco é Martin Luther King, falo sobre a situação dos EUA dos anos 50 e a segregação racial. |
Já quando o assunto é John Lennon, a professora de Inglês nos ajuda a traduzir a música Imagine e a de Artes, a interpretá-la artisticamente" – exemplifica Anselmo. O projeto integra conhecimentos de áreas diversas e, segundo o professor, "o aprendizado é feito de forma natural e prazerosa".
No final do ano, quando é concluído o estudo sobre todos os personagens, há uma feira cultural, na qual são expostos os painéis montados pelos alunos. Nela, a integração com toda a escola e a comunidade é absoluta. Os pais e demais alunos são convidados a participar do evento, prestigiando, assim, o trabalho realizado. A riqueza acadêmica, cultural e social do projeto é incontestável. "Mais do que transmitir conteúdo, nossa preocupação é formar nossos alunos. Afinal, a nota não é mais importante do que a vivência e o aprendizado que eles levam da escola" – argumenta Eliane. O projeto Em Nome da Paz desenvolve a cidadania em cada um, ressalta a importância de personagens que são exemplos de generosidade e respeito ao ser humano e forma o olhar crítico dos alunos sobre problemas sociais que estão a sua volta. Mais isto não é tudo: "Os alunos passam a perceber que também podem contribuir para a propagação da paz, o que é de suma importância, pois o futuro está nas mãos deles e as personalidades estudadas podem servir de referência na vida deles, na construção de um mundo melhor" – orgulha-se Anselmo.
Tabela de Atividades |