Turismo, no Rio de Janeiro, é base para o estudo de Línguas Estrangeiras na rede municipal de ensino.

Katia Machado

Você já viu alunos da rede municipal de ensino, servindo como guias de turistas estrangeiros em passeios pelo calçadão de Copacabana ou visitas ao Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro? A situação não é comum entre crianças que cursam escolas públicas. São poucas as que freqüentam cursos particulares de Língua Estrangeira e dominam sequer um idioma, além do Português. No entanto, a equipe do Projeto de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro oferece aos alunos de escolas públicas a oportunidade de estudarem outros idiomas, há dois anos, de forma lúdica, prazerosa e gratuita. Os estudos têm por base o Turismo no Rio de Janeiro e são feitos em Francês, Inglês e Espanhol.

Aliado ao projeto Educação pelo Trabalho, também da Secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, o trabalho tem como principal proposta iniciar o aluno do Ensino Fundamental no mercado de trabalho e ampliar seus conhecimentos acerca de novas culturas e outros países. "Não queremos, nos pólos de estudo de Línguas Estrangeiras, preparar tecnicamente os alunos para o mercado de trabalho, nem formar poliglotas", esclarece Denise Villardo, coordenadora da equipe do Projeto de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras. Segundo ela, o objetivo é por meio do Turismo, apresentar o mundo do trabalho e um idioma até então desconhecido ao aluno, fazendo com que passe a observar melhor o mundo em que vive e a utilidade do idioma neste mundo.

Os pólos de Educação pelo Trabalho com oficinas de Línguas Estrangeiras, como são conhecidos, funcionam em algumas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, fora do horário das aulas. Assim, qualquer aluno da rede municipal de ensino pode participar deles, independentemente da escola em que estuda, no endereço em que escolher.

Ali, terá aulas de Inglês, Francês e Espanhol, com ênfase na parte oral das línguas, principalmente em conversação e vocabulário. Os alunos estudam os pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro e tornam-se habilitados a explicar suas características em Inglês, Francês e Espanhol. Aprendem que o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido por Maracanã, é o maior do mundo e conhecem sua história.

Descobrem que o Teatro Municipal é uma cópia do Ópera, de Paris. Estudam, ainda, a cultura e a localização da França, da Espanha, da Inglaterra, dos Estados Unidos.... "A garotada acaba estudando um pouco de Geografia e História", lembra Denise, com satisfação, ciente de que o trabalho vem também contribuindo para a ampliação da cultura geral dos alunos e a formação da cidadania de cada um e sua participação consciente na sociedade.

O material usado pela garotada é confeccionado pelos próprios professores que ministram as aulas nos pólos de Línguas Estrangeiras, sob a supervisão de uma equipe responsável. Passeios e vídeos complementam o aprendizado. Além de manter os pólos para estudo das Língua Estrangeiras, a equipe de Projeto em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras busca melhor o currículo básico dos professores da rede municipal de ensino. Para tanto, oferece cursos, palestras e seminários de capacitação, aos mestres, periodicamente. Para os professores de Inglês, especificamente, foi montado um centro de referência, o "English Resource Center". Nele, uma equipe de professores presta, aos mestres das escolas públicas, atendimento, diariamente, esclarecendo dúvidas, sugerindo bibliografia e preparando cursos e material didático. O Centro de Referência da Língua Inglesa conta com o apoio do Conselho Britânico.

Já para montar os cursos de Francês para professores, a equipe conta com o apoio do Consulado da França, da Aliança Francesa e da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro. Graças a tantas parcerias, o trabalho da equipe de projeto em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras tem maior qualidade, seriedade, sistematização e campo de ação. Os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro agradecem e se preparam para ser os melhores guias de turismo que o estado já viu.

 

Onde Funcionam

Índice edição 17