Abrigo Cristo Redentor

Assegurar dignidade e qualidade de vida a idosos, através do regate da cidadania, do convívio em meio a amigos, da liberdade de exercerem atividades que mantenham corpo e mente sadios e da comprovação de que ainda são úteis à comunidade. Estes são os objetivos do Abrigo Cristo Redentor, centro de promoção social filantrópico administrado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro que contabiliza 25 anos de atividades.

O abrigo atua em beneficio de idosos abandonados em hospitais, que vivem nas ruas ou não podem continuar morando junto com os familiares. No total, 410 beneficiados, de 50 a 60 anos de idade, atendidos por, aproximadamente, 300 funcionários, em sistema de plantão, sob a direção geral do psiquiatra Cândido Figueira Filho.

Localizada em uma área de 170 mil metros quadrados, no bairro de Bonsucesso, na Zona Norte do município do Rio, a casa, uma unidade federal que está, hoje, sob a administração da prefeitura, oferece, aos idosos, assistência médica, odontológica, seis refeições diárias balanceadas por nutricionistas e centros de lazer equipados com material para a confecção de trabalhos manuais, além de jogos de xadrez e sinuca. O local é mantido por convênios com a Secretaria Municipal de Saúde e hospitais públicos, que prestam serviços de remoção em ambulância, atendimento de emergência, exames laboratoriais e raios-X, além de doações de material feitas pela comunidade.

Quando chegam à instituição, encaminhados por assistentes sociais, famílias ou, ainda, por conta própria, os idosos recebem assistência ambulatorial e suporte para serem conduzidos a seus dormitórios e integrados a programas que irão prepará-los para a nova realidade. Segundo o diretor do abrigo, Cândido Figueira Filho, desde que assumiu a supervisão geral do local, há um ano, seu objetivo era transformar o abrigo num verdadeiro lar para a terceira idade. "Antes, o Cristo Redentor era, praticamente, um hospital. A presença de médicos no local dava a idéia de que aqui as pessoas só estavam internadas porque seu estado de saúde ou sua debilidade mental assim o pedia", lembrou. Hoje, o abrigo vive uma nova fase. Uma obra de recuperação estrutural e reforma estética está transformando os dormitórios, as salas de terapia ocupacional, a cozinha e outros espaços. Os idosos ganham maiores cuidados com higiene local, privacidade e conforto, e, acima de tudo, respeito.

São muitos os projetos desenvolvidos em prol dos idosos. Mas o diretor da instituição ainda não se dá por satisfeito. "Quero transformar nossa área externa em um parque com viveiros de pássaros e campo para futebol. Assim, estarei criando ferramentas que irão trazer a comunidade para dentro do abrigo e, conseqüentemente, irão contribuir para a inclusão destes idosos no convívio social com os mais novos", acentua.

Um dos projetos ainda em estudo é a reforma do galpão onde as freiras viviam enclausuradas em um hotel para a terceira idade. O local será destinado a pessoas que, por motivos pessoais, precisarem passar um ou mais dias fora de casa. "Estarei abrindo espaço para as internações parciais, sem caracterizar o local como uma clínica geriátrica", ressalta. O Centro de Convivência também é uma das metas de Cândido. "Quero espaço para criar oficinas, centros de lazer com teatro, Internet e tudo o mais que puder desenvolver a comunidade". Mas estes são projetos que dependem de aprovação dos governos. "Já enviei, para o governo federal, cópia dos projetos e espero, ansioso, uma resposta positiva. Se as parcerias forem firmadas, estaremos transformando o abrigo em uma instituição não só de apoio ao idoso, como também de utilidade pública", conclui.

Quem visita o Abrigo Cristo Redentor pode constatar que, no local, cada idoso tem sua maneira peculiar de encarar a terceira idade. Dona Isabel Severina da Conceição é uma delas. Aos 73 anos, ela passa os dias cuidando de uma horta em que planta salsa, coentro, hortelã, cebolinha,mamão, bertalha, alecrim e milho. Quase toda a produção é repassada à cozinha da instituição. Esta foi a maneira encontrada por Dona Isabel para sentir-se útil. Já o senhor Ediley da Silva Campos, descobriu na música o caminho para a jovialidade e a boa saúde mental. Ele é o responsável pela Rádio Comunitário Redentor, que, diariamente, leva, aos internos, música de boa qualidade e informações sobre saúde.

Para dar continuidade a seu trabalho social, o Abrigo Cristo Redentor precisa do apoio e da solidariedade de pessoas que possam, de alguma forma, contribuir para que haja maior respeito à terceira idade. Dentro deste espírito, e para dar seqüência aos projetos de desenvolvimento do abrigo, uma linha telefônica direta fica à disposição das pessoas que desejem colaborar. Quem quiser visitar oabrigo ou obter informações sobre doações pode ligar para os números 260- 4751 ou 260-9322. As doações em dinheiro podem ser feitas diretamente no local ou, ainda, pela conta do Banco do Brasil, em favor de PCRJ - Abrigo Cristo Redentor 2000, agência 1755-8, conta corrente 295312-9. O abrigo fica em Bonsucesso, na Av. dos Democráticos, 1090.

Índice edição 17