Educação Ambiental em
Foco No processo educacional de hoje, as escolas vêm buscando aliar conteúdos disciplinares às situações que as crianças vivenciam no cotidiano. Exemplo disto é o trabalho interdisciplinar desenvolvido nas turmas de 2ª a 4ª série da Escola Estadual Alecrim, em São Gonçalo, inspirado na tragédia ecológica ocorrida na Baía de Guanabara no dia 18 de janeiro deste ano, quando houve o vazamento de mais de um milhão de litros de petróleo do duto da Petrobras, localizado nas proximidades do município de Magé.
Antes de mais nada, foi necessário reunir professores e juntar matérias de jornais e revistas que abordassem o assunto. Depois, foram criadas as atividades que seriam desenvolvidas em cada série. Veja, abaixo, como o tema foi abordado na 2ª, na 3ª e na 4ª série. 2ª Série Os alunos trabalharam com recortes de jornais e revistas, criando frases e desenhos baseados no tema proposto. O objetivo foi explorar a interpretação, pelos alunos, de textos escritos. O resultado foi surpreendente. As frases produzidas pelas crianças, explicitaram, perfeitamente, a situação que estava ocorrendo. Dentre elas, destacaram-se: "Os pescadores não podem mais pescar", da aluna Stella Oliveira; "As garças estão pedindo socorro", de Camile Costa; "A mancha de óleo invadiu a natureza", de Diovane Fernandes, e "Os pescadores ficaram prejudicados", de Paulo Cesar Araújo.
|
3ª Série O trabalho com os alunos da 3ª série englobou a produção de frases e desenhos. Mas as crianças também estudaram interpretação de textos e aspectos gramaticais e foram estimuladas a aprender fazendo pesquisas. Assim, estudaram a importância da Baía de Guanabara no início da história do Rio de Janeiro, agentes poluentes da Baía, a função dos manguezais e as atividades de lazer e turismo às margens da Baía. Ao final das atividades, os alunos produziram um texto para dramatização, ao qual deram o nome de "Vazamento do Óleo na Baía de Guanabara". Nele, os personagens principais eram o mar e o óleo, que travavam um diálogo sobre as terríveis conseqüências do vazamento. 4ª Série Redações, debates, interpretações de texto
orais e escritas e aspectos gramaticais foram algumas das atividades desenvolvidas
nas turmas da 4ª série. No momento da produção dos textos, os alunos optaram
por escrever uma mensagem Encenando a vida dos pescadores antes e depois do derramamento de óleo na baía, os alunos criaram uma esquete interativa em que os "atores" pediam ao público que opinasse sobre o que os "pescadores" deveriam fazer para solucionar os problemas. Esta atividade suscitou uma série de sugestões, que incluíram denúncias, processos e greve. Os professores também utilizaram jogos para abordar o tema de modo mais amplo. Criaram um jogo de tabuleiro que compreendia todo o desenrolar dos fatos e realizaram uma disputa, no estilo Passa ou Repassa, com questões relacionadas ao desastre ecológico. Para finalizar as atividades do projeto, houve uma exposição de murais produzidos, pelos alunos, com o material coletado por eles e foram apresentados os textos teatrais criados. O projeto As Águas da Nossa Baía foi tão instigante que envolveu, também, os alunos de 5ª a 8ª série, que demonstraram enorme interesse pelo material exposto. O projeto foi aprovado! Sem dúvida alguma, alunos e professores foram sensibilizados quanto à importância de valorizarem nosso meio ambiente. Lucram a população e todo o planeta.
|