Educação Ambiental em Foco
Escola de São Gonçalo desenvolve projeto pedagógico baseado em desastre ecológico

No processo educacional de hoje, as escolas vêm buscando aliar conteúdos disciplinares às situações que as crianças vivenciam no cotidiano. Exemplo disto é o trabalho interdisciplinar desenvolvido nas turmas de 2ª a 4ª série da Escola Estadual Alecrim, em São Gonçalo, inspirado na tragédia ecológica ocorrida na Baía de Guanabara no dia 18 de janeiro deste ano, quando houve o vazamento de mais de um milhão de litros de petróleo do duto da Petrobras, localizado nas proximidades do município de Magé.

Intitulado "As Águas da Nossa Baía", o projeto foi idealizado pela coordenadora pedagógica Vânia Lúcia Quaresma da Silva com o intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da conservação do meio ambiente e, também, trazer informações aos alunos associando-as com os conteúdos curriculares e às atividades realizadas na escola.

Antes de mais nada, foi necessário reunir professores e juntar matérias de jornais e revistas que abordassem o assunto. Depois, foram criadas as atividades que seriam desenvolvidas em cada série. Veja, abaixo, como o tema foi abordado na 2ª, na 3ª e na 4ª série.

2ª Série

Os alunos trabalharam com recortes de jornais e revistas, criando frases e desenhos baseados no tema proposto. O objetivo foi explorar a interpretação, pelos alunos, de textos escritos. O resultado foi surpreendente. As frases produzidas pelas crianças, explicitaram, perfeitamente, a situação que estava ocorrendo. Dentre elas, destacaram-se: "Os pescadores não podem mais pescar", da aluna Stella Oliveira; "As garças estão pedindo socorro", de Camile Costa; "A mancha de óleo invadiu a natureza", de Diovane Fernandes, e "Os pescadores ficaram prejudicados", de Paulo Cesar Araújo.

3ª Série

O trabalho com os alunos da 3ª série englobou a produção de frases e desenhos. Mas as crianças também estudaram interpretação de textos e aspectos gramaticais e foram estimuladas a aprender fazendo pesquisas. Assim, estudaram a importância da Baía de Guanabara no início da história do Rio de Janeiro, agentes poluentes da Baía, a função dos manguezais e as atividades de lazer e turismo às margens da Baía. Ao final das atividades, os alunos produziram um texto para dramatização, ao qual deram o nome de "Vazamento do Óleo na Baía de Guanabara". Nele, os personagens principais eram o mar e o óleo, que travavam um diálogo sobre as terríveis conseqüências do vazamento.

4ª Série

Redações, debates, interpretações de texto orais e escritas e aspectos gramaticais foram algumas das atividades desenvolvidas nas turmas da 4ª série. No momento da produção dos textos, os alunos optaram por escrever uma mensagem aos pescadores, narrar o que cada um sentiria caso fosse um dos animais afetados pelo óleo, ou argumentar sobre o que fariam com o dinheiro da multa pago pela Petrobras. Depois, houve um debate, no qual foram discutidas as conseqüências do desastre ecológico para os vegetais, animais e seres humanos.

Encenando a vida dos pescadores antes e depois do derramamento de óleo na baía, os alunos criaram uma esquete interativa em que os "atores" pediam ao público que opinasse sobre o que os "pescadores" deveriam fazer para solucionar os problemas. Esta atividade suscitou uma série de sugestões, que incluíram denúncias, processos e greve.

Os professores também utilizaram jogos para abordar o tema de modo mais amplo. Criaram um jogo de tabuleiro que compreendia todo o desenrolar dos fatos e realizaram uma disputa, no estilo Passa ou Repassa, com questões relacionadas ao desastre ecológico. Para finalizar as atividades do projeto, houve uma exposição de murais produzidos, pelos alunos, com o material coletado por eles e foram apresentados os textos teatrais criados.

O projeto As Águas da Nossa Baía foi tão instigante que envolveu, também, os alunos de 5ª a 8ª série, que demonstraram enorme interesse pelo material exposto. O projeto foi aprovado! Sem dúvida alguma, alunos e professores foram sensibilizados quanto à importância de valorizarem nosso meio ambiente. Lucram a população e todo o planeta.

 

Índice edição 17