A horta chega à escola plantada pelos alunos com a supervisão dos professores

Semear, regar, colher. Estes são os procedimentos fundamentais para se fazer uma plantação dar frutos e, também, para ensinar às crianças a importância de uma alimentação saudável e do contato com a natureza. Por isto, possibilitando à garotada colocar a mão na terra, o Projeto Horta, desenvolvido no Colégio GayLussac, em Niterói, vem fazendo o maior sucesso entre os alunos.

Idealizado pela coordenadora pedagógica do segmento de Educação Infantil, Luíza Rangel Pinto Sassi, e pela gerente pedagógica da escola, Maria das Graças Regent Martins, o Projeto Horta é implantado em turmas do Maternal à Alfabetização. "Sentimos necessidade de ter, dentro da escola, um espaço onde as crianças pudessem interagir com a natureza. Então, elaboramos este projeto que, há três anos, atende às nossas expectativas e oferece aos alunos uma Educação participante e democrática e os conscientiza de que é importante alimentar-se bem" - explica Luíza.

O planejamento do projeto é feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, é escolhida uma verdura para ser cultivada. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as sementes, Luíza e Graça procuram envolvê-los em uma atividade lúdica que desencadeie a questão do cultivo. Neste ano, como parte do trabalho de cultivo de espinafre, por exemplo, os alunos ouviram uma historinha do Popeye, em que o personagem reclama da qualidade do espinafre enlatado e resolve cultivar sua própria plantação.

A partir daí, começam as atividades de preparação para a semeadura e os alunos podem conhecer suas características. Eis a programação:

1ª etapa:

- Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores aproveitam para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela. - Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende como manusear, com segurança, o ancinho, a pá, o regador e a sementeira. Um quadro informativo, fixado na horta, sempre traz novidades sobre Ecologia, plantio ou outro assunto que seja referente ao trabalho. As informações são lidas pelos professores.

- Preparação da terra

Depois de uma aula sobre plantio, os alunos começam a preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.

2ª etapa:

- Apresentação do espinafre aos alunos

Aula instrutiva em que os professores explicam às crianças as características e o valor nutricional do espinafre e para que servem as vitaminas que estão contidas nele.

- Experimentação da verdura Hora de conhecer o gosto do espinafre. Para tanto, é preparado um creme de espinafre para degustação.

3ª etapa:

- Plantio do espinafre

Os alunos são "apresentados" à semente que será plantada. Em seguida, fazem as covas para colocação da semente. Depois da plantação, os professores combinam com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.

4ª etapa:

- Acompanhamento da plantação

Durante a época de crescimento da plantação, são criadas atividades relacionadas à horta, como, por exemplo, visita ao minhocário, observação do crescimento da semente, limpeza e rega dos canteiros.

Também são desenvolvidos trabalhos ligados ao tema "natureza". Assim, para motivar uma discussão sobre o desmatamento florestal, por exemplo, os alunos assistem ao filme "Flores e Árvores", de Walt Disney, cujo enredo conscientiza os alunos sobre o cuidado que se deve ter com o fogo na mata.

5ª etapa:

- Colheita

No final do semestre, os alunos fazem a colheita do que foi plantado.

- Experimentação

A fase final do projeto é uma festa. Literalmente. Todas as turmas se reúnem para comer o espinafre que plantaram. A satisfação é geral.

Nos anos anteriores, quando foram cultivados alface, tomate e couve, o Projeto Horta seguiu a mesma linha de atividades. "Na ocasião em que trabalhamos com tomates, por exemplo, preparamos o 'Festival do Tomate', para o qual os alunos, depois da colheita, trouxeram várias receitas em que o tomate era o ingrediente principal. Preparamos os pratos para eles e seus pais" - lembra Luíza.

Graças ao Projeto Horta, as crianças estudam as Ciências na prática. "A vivência deste projeto é uma experiência muito rica para os alunos, instiga a curiosidade deles e introduz noções de Ciências Naturais na Pré-escola" - afirma Luíza. Ao todo, os alunos participam do projeto durante quatro anos e, sem dúvida, quando chegam à 1ª série do Ensino Fundamental, já trazem uma bagagem de conhecimentos e a lembrança gostosa das atividades na horta.

Colégio GayLussac
Luíza Rangel / Maria das Graças Tel: 620-6262

Trechos da história, criada por Lúcia Rodrigues, para dar início ao trabalho de cultivo de espinafre

Índice edição 17