Semear, regar, colher. Estes são os procedimentos fundamentais para se fazer uma plantação dar frutos e, também, para ensinar às crianças a importância de uma alimentação saudável e do contato com a natureza. Por isto, possibilitando à garotada colocar a mão na terra, o Projeto Horta, desenvolvido no Colégio GayLussac, em Niterói, vem fazendo o maior sucesso entre os alunos. Idealizado pela coordenadora pedagógica
do segmento de Educaçã
A partir daí, começam as atividades de preparação para a semeadura e os alunos podem conhecer suas características. Eis a programação: 1ª etapa: - Visitação à horta: reconhecimento do espaço em que será feito o plantio. Nesta etapa, os professores aproveitam para conversar com os alunos, abordando questões como o que é uma horta, para que serve e o que podemos plantar nela. - Exploração do espaço da horta, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura. Cada turma conhece seu espaço no canteiro e aprende como manusear, com segurança, o ancinho, a pá, o regador e a sementeira. Um quadro informativo, fixado na horta, sempre traz novidades sobre Ecologia, plantio ou outro assunto que seja referente ao trabalho. As informações são lidas pelos professores. - Preparação da terra Depois de uma aula sobre plantio, os alunos começam a preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.
|
2ª etapa: - Apresentação do espinafre aos alunos Aula instrutiva em que os professores explicam às crianças as características e o valor nutricional do espinafre e para que servem as vitaminas que estão contidas nele. - Experimentação da verdura Hora de conhecer o gosto do espinafre. Para tanto, é preparado um creme de espinafre para degustação. 3ª etapa: - Plantio do espinafre Os alunos são "apresentados" à semente que será plantada. Em seguida, fazem as covas para colocação da semente. Depois da plantação, os professores combinam com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros. 4ª etapa: - Acompanhamento da plantação Durante a época de crescimento da plantação,
são criadas atividades relacionadas à horta, como, por exemplo, visita
ao minhocário, Também são desenvolvidos trabalhos ligados ao tema "natureza". Assim, para motivar uma discussão sobre o desmatamento florestal, por exemplo, os alunos assistem ao filme "Flores e Árvores", de Walt Disney, cujo enredo conscientiza os alunos sobre o cuidado que se deve ter com o fogo na mata. 5ª etapa: - Colheita No final do semestre, os alunos fazem a colheita do que foi plantado. - Experimentação A fase final do projeto é uma festa. Literalmente. Todas as turmas se reúnem para comer o espinafre que plantaram. A satisfação é geral. Nos anos anteriores, quando foram cultivados alface, tomate e couve, o Projeto Horta seguiu a mesma linha de atividades. "Na ocasião em que trabalhamos com tomates, por exemplo, preparamos o 'Festival do Tomate', para o qual os alunos, depois da colheita, trouxeram várias receitas em que o tomate era o ingrediente principal. Preparamos os pratos para eles e seus pais" - lembra Luíza.
Trechos da história, criada por Lúcia Rodrigues, para dar início ao trabalho de cultivo de espinafre
|