Uma Relação de Amor:
O Livro e Eu

Quem conversa com vocês, este mês, é Regina Lemos, uma das mais conceituadas e respeitadas editoras do ramo editorial, que, hoje, trabalha na Editora Agir.

"Escolhi ser editora de livros por me identificar com este universo. Ler sempre fez parte do meu lazer e do meu prazer de vida. Em 1992, fui convidada, por José de Paula Machado, para ser responsável pelo departamento editorial da AGIR e aceitei o desafio, por acreditar na possibilidade de sermos bem-sucedidos naquilo que fazemos com prazer e com responsabilidade. Não tive a oportunidade de trabalhar anteriormente em outras editoras. Fui livreira especializada em literatura infanto-juvenil, de 1978 a 1984, ano em que vendi minha livraria para o querido Aluísio Leite, sócio de Cristiana, na Timbre. Posteriormente, fui convidada para trabalhar junto com Aluísio e Kiki na Livraria Timbre, em Ipanema. Infelizmente, o contrato de aluguel daquela livraria expirou em um ano.

Trabalho mais com literatura infanto-juvenil, porque acho fascinante despertar na criança o interesse pela literatura. Por esse motivo, instituímos, há seis anos, o Prêmio Agir de Literatura. Nesse ano, dedicamos este concurso à Coleção Conhecendo Nossos Clássicos, de autoria de Amélia Lacombe. Acredito que estimular no jovem leitor o interesse pela leitura seja a maneira de tornarmos este mundo um lugar melhor para se viver".

Resenha: Os Fugitivos da Esquadra de Cabral - Angelo Machado - Editora Nova Fronteira

Mais um livro sobre a descoberta do Brasil? Sim e não. O professor Machado narra os acontecimentos da expedição de Cabral com um pouco de verdade e um pouco de ficção, mas com aquele jeitinho que só ele tem de encantar os leitores contando histórias

. O livro é sobre a descoberta, sim, porque é uma emocionante narrativa vivida pelos grumetes (adolescentes que faziam os serviços mais simples do navio) na floresta. Atônitos e deslumbrados, mas também com muito medo da terra estrangeira, vivendo e aprendendo com pessoas totalmente estranhas ao seu meio, e com hábitos e costumes diferentes.

O autor é cientista, ambientalista, professor de Zoologia na Universidade Federal de Minas Gerais e fundador da Fundação Biodiversitas. Para ele, a tarefa de conduzir o leitor através da Mata Atlântica, mostrando toda a exuberante riqueza da flora e da fauna, torna-se muito prazerosa. Não há como ficar indiferente ao relato da aprendizagem do dia-a-dia dos "civilizados" no meio dos "selvagens".

Sempre preocupado com a conservação da natureza e o amor pelos bichos e tendo uma paixão maior pela libélula, que ele sempre dá um jeitinho de aparecer em quase toda a história, o professor estréia, em 1989, como autor infanto-juvenil, com o livro "O Menino e o Rio", que fez grande sucesso e até virou texto teatral adaptado pelo próprio autor. Depois, vieram "O Velho da Montanha: uma Aventura Amazônica" e "A Barba do Velho da Barba", lançados pela Editora Lê. Para a Editora Salamandra, escreveu "O Esquilo Esquecido" e "O Ovo Azul".

Com a idéia de estimular e aguçar a curiosidade das crianças para a descoberta do mundo e da utilidade das coisas, ele escreveu a coleção "Que Bicho Será?", que inclui 5 livros, editados pela Editora Nova Fronteira, que também lançou "O dilema do Bicho-Pau".

Esta é a primeira vez que o professor escreve para adolescentes, e ele soube achar a maneira de cativar os leitores para acompanhar as peripécias por que passam os jovens heróis.

Os ilustradores, Lor e Thalma, com traços firmes e fortes, deram um bom suporte ao texto.

Índice edição 17