Poesia, Correspondência e Produção de
Textos: A Secretaria Municipal de Educação, através de projetos em Língua Portuguesa, estimula a produção de vários tipos de textos em sala de aula, de maneira diferente e divertida Katia Machado e Simone de Azevedo De
Drummond a Graciliano Ramos, de Castro Alves a Cecília Meirelles, passando
por Jorge Amado e pela notícia de jornal, cruzam-se discursos e comparam-se
retóricas. Uma viagem por um texto faz-se viagem por vários textos, num
diálogo sem fim, em que o leitor se apropria da linguagem, correndo risco
de perder-se na palavra do autor para reencontrar-se
nela mais rico de experiência lingüística. Pensando nisto, o governo municipal
do Rio de Janeiro vem propondo, aos alunos das escolas públicas do município,
um passeio literário através da poesia e da ficção, que parte das páginas
dos livros didáticos e do espaço da sala de aula com destino ao Vinculado à Diretoria de Educação Fundamental, ao Departamento Geral de Educação e à Secretaria Municipal de Educação, o projeto possibilita a professores e alunos da 2ª à 8ª série entrarem em contato com textos não muito presentes, hoje, no currículo escolar. E, incluindo os projetos "Poesia na Escola", "Lendo e Escrevendo com Prazer" e "Correspondência Escolar", propicia a crianças e adolescentes produzirem textos e apreenderem conteúdos de Português de maneira diferente e divertida. Os objetivos da iniciativa, segundo a
coordenadora do Projeto A Poesia na Escola Levado à escola através do Projeto Língua Portuguesa, o Poesia na Escola estreou timidamente nas salas de aula, propondo que alunos e professores se tornassem poetas. E, não tendo compromisso fiel com a Teoria Poética, possibilitou o afloramento da sensibilidade de alunos e professores a produção de poesias. Atualmente, o projeto, apesar de evoluir sozinho, conta com o apoio da coordenação de uma equipe pedagógica que oferece a cada uma das dez Coordenadorias Municipais de Educação as oficinas que irão sensibilizar e preparar o professor para transitar, com desenvoltura, no mundo da poesia. Numa segunda etapa, que normalmente se inicia no segundo semestre, é organizado um concurso de poesias entre os alunos. Toda a produção é realizada em sala de aula. "Este é um acordo que firmamos com o professor antes de admitir as inscrições. Os textos devem ser feitos dentro de sala, no horário da aula. Assim, a produção não sofre influências externas", ressalta Denise.
|
Normalmente, ao final do processo, a coordenação recebe 6 mil poesia. Para analisar toda esta produção, é formada uma comissão de professores da Secretaria Municipal de Educação e da própria rede municipal. Apenas um por cento dos trabalhos é escolhido. O prêmio para o empenho dos professores e alunos é a organização e a publicação das 60 melhores poesias. "É gratificante para os alunos saber que sua produção literária será exposta em todas as bibliotecas das escolas municipais", afirma Denise. Ainda este ano, a coordenação do Projeto Língua Portuguesa cogita usar como tema, o aniversário de 500 anos desde o descobrimento do Brasil. Lendo e Escrevendo com Prazer
Hoje, a primeira etapa do projeto consiste em oficinas que abordam os tipos de textos existentes. "Assim o professor estuda textos narrativos, descritivos, argumentativos ...", explica Denise. Depois, leva a teoria para as salas de aula. Nesta hora, os alunos passam a entender as diferenças que caracterizam cada texto. Os conteúdos de Gramática e Literatura também lhes são repassados para que eles possam escrever textos sabendo identificar o gênero de cada um. Letras de música, recortes de jornais, contos e fábulas, poesias e anúncios são apresentados aos alunos como exemplos de gêneros literários. Correspondência Escolar A amplitude do projeto já está gerando comunicação até com o exterior. "Alunos nossos estão trocando correspondências com os de escolas em Portugal", orgulha-se Denise. A tecnologia da Internet também incrementa o projeto. Algumas escolas já informatizadas trocam o lápis e o papel por teclado e e-mail. "Contamos com cerca de 50 conectadas à Internet", explica. Ganha a escola, que prepara para a vida e o mercado de trabalho. Ganham os estudantes, pois aprendem a se comunicar com desenvoltura. E comunicação é poder.
|