BANDEIROBOL

O jogo se inspira no pique-bandeira e no handebol gigante.

O jogo começa como um handebol gigante, em que cada grupo, com a posse de bola deve lançá-la para o gol da equipe adversária, ao sinal de início. Daí, as regras da brincadeira misturam-se com as do pique-bandeira e nenhum jogador pode atravessar para o campo adversário, em momento algum.

O primeiro objetivo de cada equipe é acertar a bola no gol ou no alvo que possa substituí-lo. Quando a meta é alcançada, o jogador que aguarda na área proibida adversária tenta pegar a bola e tem um minuto, cronometrado pelo professor, para atravessar para o próprio campo. Na ocasião, ele só poderá ser "colado" por dois jogadores previamente indicados para esta tarefa. Os demais continuarão tentando lançar a bola no gol do time oponente para liberar seu jogador em espera na área proibida.

Regras importantes:

1) nenhum jogador pode interceptar a bola dentro da área proibida para evitar que ela atinja o alvo. Se isto acontecer, o jogador em espera ficará liberado imediatamente, sem a necessidade de fazer um gol liberatório.

2) Além dos dois defensores designados no início de cada ponto disputado, nenhum jogador pode atrapalhar a corrida daquele em espera. Se o fizer, será computado um ponto contra a sua equipe e o jogo será reiniciado.

3) Quando uma equipe faz o gol liberatório, não pode ficar retendo a bola lançada para o seu gol pelo time adversário. Esta deve ser devolvida para que o outro time permaneça com chances de liberar seu jogador em espera.

4) Todos os papéis devem ser trocados a cada ponto, para que o maior número de crianças se reveze nas tarefas.

Educação Física se Faz com Criatividade
Pique-Bandeira
Handebol Gigante

Índice Edição 16