BRINCANDO COM OS NÚMEROS

Professora do Ensino Fundamental prova, através de brincadeiras, que número também serve para contar a história do mundo

A Matemática sempre está presente em nosso cotidiano, no estudo da História, da Geografia, da Ciência ou de quaisquer outras disciplinas. Também nos cálculos domésticos ou do troco da passagem aplica-se a matéria. Assim, tendo em vista a importância da Matemática, a professora Célia Regina da Silva Loreiro, coordenadora de Literatura do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, unidade Humaitá, buscou, através do projeto “Brincando com os Números”, mostrar que os números, além de significar quantidade, funcionam como uma narrativa e são capazes de revelar histórias.

O projeto foi criado tendo por base o livro “Brincando com os Números”, da editora Companhia das Letrinhas e foi direcionado a alunos que cursam do C.A à 4ª série. Concretizá-lo foi muito simples. Através de brincadeiras infantis, como “zerinho ou um” e amarelinha; perguntas como “o que fazer com o valor do prêmio da megasena”, adivinhações como “quem de 20 tira 5?” e provérbios populares que envolviam números, Célia abandonou a idéia do número encarado como meio de efetuar contas e provou que ele também diverte e serve para resgatar a memória popular e a narrativa da história humana.

A professora ainda pediu aos alunos que transformassem os números de 0 a 10 em personagens. O algarismo 2, por exemplo, tornou-se em um belo pato e o cinco em um homem de barbicha e gorro. E, ainda, propôs a eles que confeccionassem uma nova certidão de nascimento, já que para as crianças a data em que aniversariam é muito significativa. A relação com os números tornou-se mais prazerosa e os alunos passaram a prestar mais atenção em cada algarismo. “Muitas brincadeiras já eram conhecidas pelos alunos. No entanto, eles nunca haviam notado que o número fazia parte delas”, explica Célia Regina.

O trabalho desenvolvido alcançou seu objetivo: transformou os números em vivências. Segundo a professora, só assim os alunos se sentem cidadãos que participam da história construída dia-a-dia.

 

CESO

Profª Elaine M. P. de Andrade Tel. (21) 642-3152 Ramal 205

Colégio Pedro II - Unidade Humaitá
Profª Célia Regina da Silva Loreiro
Tel. (21) 286-8691

Índice edição 15