Monteiro Lobato

José Bento Monteiro Lobato foi um personagem extremamente popular no Brasil. Conhecido como o homem que revolucionou a indústria editorial do país, fixou-se na memória e no coração dos brasileiros graças a`sua obra literária voltada para crianças, jovens e adultos.

Nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, em São Paulo, foi batizado como José Renato Monteiro Lobato, mas mudou seu nome para José Bento Monteiro Lobato para poder usar a bengala gravada com as inicias JBML que herdou do pai.

Em 1900, por influência do avô materno, o visconde de Tremembé, matriculou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, apesar de sua preferência pela Escola de Belas Artes. Neste período, publicou várias crônicas e artigos na imprensa.

Em 1907, já nomeado promotor público da comarca de areias, casou-se com Maria Pureza da Natividade, com quem teve quatro filhos.

Em 1918, comprou a Revista Brasil e fundou a primeira editora do país, a Monteiro Lobato & Cia., pela qual começou a publicar seus livros e outros de vários autores nacionais. Decretou falência da editora em 1925. Mais tarde, fundou a Companhia Editora Nacional.

Em 1926 concorreu a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, mas foi derrotado.

Em março de 1941, uma carta criticando a política brasileira de minérios, escrita ao presidente Getúlio Vargas levou Monteiro Lobato a ser preso e submetido a julgamento perante o Tribunal de Segurança Nacional. Dois anos depois, funda a Editora Brasiliense e publicou sua obra completa, em duas séries: Literatura Geral, em 13 volumes e Literatura Infantil, em 17 volumes.

Depois de recusar uma indicação para a Academia Brasileira de Letras e um convite para integrar a bancada de candidatos do Partido Comunista Brasileiro, mudou-se para a Argentina, onde seus livros são traduzidos e editados com grande êxito de público. Faleceu no Brasil, em 4 de junho de 1948, vítima de espasmo vascular.

Obras editadas de Monteiro Lobato

Enveredar pelo mundo mágico da imaginação atavés da leitura. Este é o convite que a professora Rita Pereira faz aos seus alunos. E, para aqueles que querem repetir tal experiência, aqui vão algumas dicas de livros que podemos ser usados nos Ensinos Fundamental e Médio.

Ficcionais
A Chave do Tamanho
As Caçadas de Pedrinho
A Reforma da Natureza
Memórias de Emília
O Poço do Visconde
O Pica-pau Amarelo
O Saci
Os 12Trabalhos de Hércules
O Minotauro
Reinações de Narizinho
Viagem ao Céu

Para-didáticos
Emília no País da Gramática
Aritmética da Emília
História do Mundo para Crianças
Histórias das Invenções
Geografia de Dona Benta
Serões de Dona Benta
Adaptações
Dom Quixote das Crianças

Literatura geral
A Barca Gleyre
A Onda Verde
América
Cidades Mortas
Ferro
Idéias de Jeca Tatu

Miscelânia
Mr. Slang e o Brasil
Na Antevéspera
Negrinha
No Mundo da Lua
O Escândalo do Petróleo
O Presidente Negro
O Saci-Perêre
Prefácio e Entrevistas
Problema vital
Urupês

Monteiro Lobato: Um Autor Multidisciplinar
Persongens de Monteiro Lobato

Índice edição 15