Era uma vez...
Uma relação de amor: o livro e eu
Beatriz Dusi

Este mês, não vou apresentar ninguém. Vou falar um pouco, para vocês e seus alunos, sobre a importância da leitura. O que nos é agradável transmitimos com o maior entusiasmo. Seja a sensação causada por uma árvore florida, um filme, um capítulo de novela, um livro, e, até mesmo, um "simples" pôr do sol. Para despertar nos alunos o amor pela leitura, temos primeiro que gostar de ler.

A leitura é um ato cultural que, em seu sentido amplo, não se esgota na educação formal e escolar. A ela se acrescem as experiências do indivíduo-leitor, adquiridas durante todo seu percurso de vida.

A valorização da leitura é um prazer que deve ser cultivado, também, ao longo da vida escolar. Não se deve apresentar, porém, como única alternativa o livro-objeto e o texto narrativo, na forma convencional. Aos leitores deve ser dada a oportunidade de conhecer e lidar com as várias linguagens - literária, poética, pictórica, cênica, corporal, musical, eletrônica, etc - e lidar com elas.

No entanto, não é isto o que se está oferecendo às crianças/adolescentes, que continuam lendo, hoje, como se lia há alguns anos atrás. Já estamos na era virtual e nossos alunos estudam, ainda, em escolas que continuam agindo como se as novas tecnologias, advindas do computador, não existissem.

Professor, está em suas mãos a mudança que se faz necessária: tornar fazendo o leitor um sujeito capaz de atribuir significados e construir sentidos, características próprias do ato de ler que estimulam o pensamento criativo e construtivo.

Índice edição 14