Um Tema, Mil Idéias
Exposição de pintura gera incontáveis atividades interdisciplinares

Criatividade e material de apoio. Estes são os "ingredientes" necessários para promover-se a interdisciplinaridade em uma escola. E, quando o assunto é promover a interação entre disciplinas, a equipe de coordenadores e professores da Escola Max Nordau, em Ipanema, revela a receita ideal para a criação de um projeto pedagógico eficaz, dinâmico e atrativo.

O projeto interdisciplinar da escola baseia-se na aplicação pedagógica que se pode dar a tudo o que se relaciona aos eventos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, a exposição de obras de arte do pintor Pablo Picasso, que aconteceu no Museu de Arte Moderna (MAM), foi um dos acontecimentos escolhidos para inspirar diversas atividades.

O trabalho consistiu, a princípio, na montagem de um mural informativo, no pátio da escola, que incluía a biografia do pintor, a representação de todas as fases de sua obra e as formas de expressão experimentadas por ele. "Consultamos livros e publicações de Artes para fazer a montagem do mural. E nos preocupamos em não colocar todas as informações sobre Picasso ali, para desenvolver o hábito da pesquisa nos alunos" - diz Helena Slipoi, coordenadora da escola.

Depois, em outro mural, foram expostos trabalhos interativos baseados nas obras do pintor e desenvolvidos pelos alunos de turmas da alfabetização à 8ª série. Estes foram realizados por meio de desenho, argila, colagem, texto e pintura. Cada professor explorou o tema escolhido da melhor forma possível. A idéia foi promover a integração entre os alunos de todas as séries. E o objetivo foi atingido. As atividades foram as mesmas para todas as séries, mas cada turma as desenvolveu de acordo com sua capacidade. Tomando por base o quadro "Mulher da Poltrona Vermelha", de 1932, foi proposto, por exemplo, que os alunos identificassem as partes do corpo da mulher e as da poltrona, criassem formas semelhantes em argila e as pintassem com as cores de sua preferência. Já inspirando-se em "A Nadadora", de 1929, os estudantes desenharam um local em que se pudesse nadar, ocupando a folha inteira com o desenho, desenharam e recortaram silhuetas de nadadoras e as colaram no cenário desenhado, cada uma em posição diferente em relação à outra. E a tela "Mulher Lendo", de 1935, em que há várias figuras geométricas bem definidas, gerou novas atividades.

Os alunos contaram os triângulos, quadriláteros e círculos contidos no quadro, usaram o mesmo número de formas geométricas para cobrir toda a superfície de um papel e formaram uma figura, com objetos pequenos, colando-a sobre o fundo que foi preparado.

Para estimular a aprendizagem de dados da vida de Picasso, por sua vez, os professores pediram às turmas que separassem os cartões de textos dos que possuíam ilustrações, ordenassem os textos de acordo com uma seqüência lógica e combinassem as ilustrações com os textos. Não faltaram, também, a produção de textos coletivos e individuais e de desenhos inspirados na vida e na obra de Picasso, ou mesmo aulas sobre tais assuntos, ministradas pelos próprios alunos. "Fazê-los assumirem o papel de professores é muito importante, pois despertamos neles o senso de responsabilidade, uma vez que precisam planejar a aula, elaborar exercícios e corrigi-los junto com os colegas" - explica Helena.

Finalmente, aproveitando o mote da exposição sobre Picasso, também foram realizados trabalhos com base na obra de outros pintores famosos. Assim, foram desenvolvidas atividades como a formulação de perguntas sobre determinado quadro e os autores de algumas obras, para que os colegas as respondessem, foram feitas a descrição de imagens e a listagem de elementos que compõem um quadro e, posteriormente, formaram-se frases, vertidas para o Inglês, sobre tais elementos. As atividades também integraram a família à escola. Foram entregues, para os pais dos alunos da 1ª a 4ª série, um convite para que levassem seus filhos à exposição e um questionário, para ser respondido pelos alunos, que avaliou os conhecimentos gerais e o senso crítico de cada criança. Nele, havia perguntas como "O que significa MAM?"; "Qual o nome completo de Picasso?"; "Onde ele nasceu?"; "Qual a sua impressão sobre os trabalhos vistos na exposição?" e "Você acha justo o que vê no quadro 'Gato Pegando Passarinho'?".

Pondo em prática tantas atividades, Slipoi e as professoras envolvidas no projeto conseguiram ampliar a cultura geral dos alunos no que diz respeito às Artes Plásticas, contextualizar um evento ocorrido na cidade, desenvolver o espírito crítico e a criatividade dos alunos e despertar no corpo docente a vontade de criar propostas capazes de integrar conteúdos e aproximar os pais das atividades realizadas na escola. Projeto aprovado, missão cumprida! Escola Max Nordau Profª Helena Slipoi Tel: 5231743 Legendas: 1. A professora Helena Slipoi coordena os trabalhos de Artes realizados pelas crianças 2. "Para estimular a aprendizagem de dados da vida de Picasso, os professores pediram às turmas que separassem os cartões de textos dos que possuíam ilustrações" 3. Fazer um desenho baseado em uma obra de Picasso foi uma das atividades realizadas pelos alunos.

Escola Max Nordau
Profª Helena Slipoi
Tel: 523-1743

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