Uma Aula Diferente

Escola substitui livros didáticos por obras literárias nas aulas de Português

Simone Garrafiel

Estudar Português sem utilizar livros didáticos. À primeira vista, pode parecer ineficaz e, até mesmo, impossível. Mas, na Escola Max Nordau, em Ipanema, os alunos matriculados da pré-escola à 5ª série aprendem sinônimos, artigos, pronomes, verbos e os demais conteúdos de Português trabalhando somente com livros de Literatura e textos que produzem em sala de aula. O aprendizado torna-se possível graças ao projeto Roda de Leitura, implantado com sucesso na escola.

“Desenvolvemos dois tipos de Roda de Leitura. Em uma, o trabalho se baseia em um autor e sua obra. Na outra, lidamos com vários autores e obras. Depois da escolha dos livros, propomos aos alunos uma série de atividades lúdicas edidáticas, que servem de base para o ensino de Português, ao mesmo tempo que desenvolvem uma série de habilidades dos alunos e estimulam a leitura” – explica Helena Slipoi, professora e supervisora da escola. São selecionados, em média, 30 livros para cada série, que serão lidos no decorrer do ano e trocados entre os alunos.

A cada semana, um trabalho novo é realizado. A única atividade corriqueira dos alunos é pôr suas opiniões acerca dos livros lidos em uma tabela fixada num mural. Eles utilizam símbolos, de acordo com uma legenda predeterminada. “Esta é uma das etapas da Roda. Damos aos alunos uma semana para a leitura e, no dia da troca de livros, cada aluno coloca na tabela sua opinião sobre o livro que leu. Depois, sentados em roda, realizam a tarefa estipulada para aquela semana” – diz Slipoi.

Todo conteúdo gramatical é trabalhado com base nos textos produzidos pelos alunos, seguindo a seqüência do que deve ser ministrado ao longo do ano e de acordo com as dificuldades encontradas pelos estudantes. Os sinônimos, por exemplo, são ensinados quando se dá a repetição de palavras nos textos, momento em que são sugeridas consultas ao dicionário. Já os adjetivos são estudados através das críticas feitas aos livros. As regras de pontuação e acentuação, por sua vez, são estudadas juntamente com a produção textual.

As propostas de atividades são as mesmas para todas as séries. Diferenciam-se somente os livros que cada uma lerá, já que não há uma escala de dificuldade relacionada com a série em que se está trabalhando. “A resposta do aluno é que será diferente".

Crianças de 4ª série farão um trabalho mais elaborado do que as da 1ª série. Um exemplo disto é o trabalho de criação de novas capas para os livros, feito no computador pelas turmas de 4ª série, enquanto as demais o fazem à mão livre” – esclarece Slipoi. Em todas as atividades, o senso crítico da criança é bastante explorado, pois ela tece opiniões sobre os livros que está lendo, faz críticas e comentários. Graças a estas atividades, ela se motiva e tem a curiosidade aguçada. Os objetivos que as professoras buscam alcançar com o projeto são muitos. Entre eles, enfatizar o prazer proveniente da leitura e a capacidade de desenvolvimento da imaginação, oferecer oportunidades de reflexão aos alunos, desenvolver o senso crítico deles, a livre-expressão e o fôlego para lerem muito e proporcionar-lhes a possibilidade de ter em mãos livros de qualidade. “A cada ano, as crianças participam de uma roda diferente e, assim, lêem diversos tipos de livros. Este incentivo à leitura que a escola proporciona aos alunos vem obtendo resultados satisfatórios. Todos passam a ter prazer em ler, além de uma alternativa diferente de aprendizagem” – explica Helena Slipoi.

Além dos livros da Roda de Leitura, os alunos têm a oportunidade de ler outras obras, que ficam disponíveis nas salas de aula. À medida que vão terminando a leitura, marcam o que foi lido em um quadro fixado no mural. É através deste quadro que as professoras identificam quem está desenvolvendo o hábito de ler e como está o fôlego de leitura de cada um.

Os resultados do projeto não poderiam ser melhores. “Na primeira Roda que fizemos, trabalhamos somente com 15 livros e, desde então, o projeto vem crescendo. Hoje, as crianças estão lendo, em média, 30 livros por ano” – orgulha-se Slipoi. Além deste estímulo à leitura, o projeto Roda de Leitura mexe com o lado criativo, artístico e cognitivo das crianças. “Sempre vimos na Literatura a chave para um aprendizado de qualidade. É um prazer muito grande ver este trabalho dando resultados positivos” – finaliza a professora.