Montadora de automóveis investe em prijetos educacionais e reforça o ensino em sala de aula Katia Machado Além de exercer o papel de montadora de automóveis, a Fiat vem contribuindo para o desenvolvimento do país investindo na área educacional. O ano de 1999 significa a consolidação do programa Fiat para os Jovens, um conjunto estratégico de ações institucionais da empresa para a formação do futuro cidadão. O programa, que tem por base os conceitos de Educação como impulso ao crescimento e como garantia do direito de mobilidade dos cidadãos e da entrada dos jovens no mercado de trabalho, envolve 11 milhões de estudantes brasileiros, no âmbito da escola, da cultura e do trabalho. O Fiat para os Jovens tem como carro-chefe o projeto cultural Moto Perpétuo – Fiat para a Escola. Este visa a complementar o ensino na sala de aula, abordando assuntos de interesse da comunidade, e a contribuir para o desenvolvimento cultural dos jovens brasileiros. “Não é um instrumento a mais de ensino, mas um inovador e atraente reforço às matérias normalmente abordadas em aula. Ele ilustra o conteúdo programático de disciplinas regulares do currículo escolar brasileiro do nível fundamental, como História, Geografia, Ciências, Português e Matemática, e de disciplinas do nível médio, como Física e Biologia”, esclarece Maurício Carneiro, coordenador-geral do programa. Em parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC), através do programa “Acorda Brasil. Está na Hora!”, a ação da Fiat implica um investimento de US$ 10 milhões e atende 8.500 escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Em 1998, mais de 5,3 milhões de estudantes foram beneficiados em estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia. Este ano, serão incluídos no projeto mais quatro estados – Ceará, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso do Sul – para que se atendam, até o final de 1999, 10 milhões de alunos em todo o Brasil. A Didática do Programa O funcionamento do programa é muito simples: para complementar as aulas e facilitar o acompanhamento dos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental , as escolas participantes recebem, gratuitamente, da Fiat, um kit didático multimídia contendo apostilas para os estudantes, livros de Literatura para a biblioteca da escola, fitas de vídeo, seis pôsteres gigantes e um disquete com atividades interativas. E, para o melhor aproveitamento do kit, os professores contam com um manual pedagógico – o guia do professor –, que traz toda a orientação necessária sobre como tratar os assuntos em classe. O programa didático para o ensino fundamental aborda seis capítulos distintos: Os Transportes na História; Mover no Meio Ambiente; A Rede de Transportes; O Desenvolvimento da Cidade; A Mobilidade Consciente e As Soluções para o Meio Ambiente. Cada um deles traz um pôster específico, que contém a base da discussão de determinado tema. É o caso do capítulo Os Transportes na História, em que são utilizados desenhos de todos os meios de locomoção que servem ao homem, desde canoas até naves espaciais.
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Na disciplina História, por exemplo, as ilustrações inserem um meio de transporte específico em seu contexto histórico. “Quando se discute a mobilidade do homem com uma caravela, os alunos aprendem que Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral utilizaram-se destas embarcações para realizar suas expedições expansionistas”, explica Maurício Carneiro. Para os alunos do ensino médio, foi desenvolvida uma didática que tem como objetivo auxiliar o estudante a se preparar para ser o motorista de amanhã. Assim, toda a discussão é direcionada à educação e à segurança no trânsito, relacionando o tema automóvel com as matérias Física, Biologia e Psicologia. No módulo Física, que foi o primeiro a ser distribuído às escolas, ainda em 1997, é apresentado o vídeo Fórmulas no Trânsito: leis da Física, Leis da Estrada, que relaciona automóvel a conceitos físicos, como velocidade, desaceleração, força centrífuga, equilíbrio, distâncias de segurança, energia cinética e resistência de materiais. O ensino médio recebe kit semelhante ao do fundamental, descrevendo, em detalhes, o funcionamento de equipamentos de segurança de um veículo, como air bag, barras de proteção lateral e freios com ABS, e mostrando várias formas de segurança. O módulo Biologia começou a ser distribuído em 1998. Nele, temas como a importância do perfeito funcionamento do corpo humano para a condução de um automóvel são explicados por vídeo didático, pôsteres gigantes, apostilas para alunos e guia do professor. No vídeo Biologia em Circulação: Fenômenos Fisiológicos, Fenômenos Rodoviários, os efeitos para quem dirige são ilustrados por meio de filmes, dramatizações e situações reais, em uma linguagem fácil para os jovens. É ainda explicado, no vídeo, o funcionamento dos nossos sentidos, através da importância da visão e da audição normais para quem dirige. Moto Pérpetuo para o ensino médio é completado com a distribuição de um módulo de Psicologia que relaciona quais fatores inconscientemente influenciam o nosso modo de dirigir. O vídeo Psicologia ao Volante: Modelos de Comportamento, Regras do Trânsito aborda problemas atuais da sociedade, como a violência no trânsito e o stress, através de exemplos que demonstram que Psicologia é uma realidade concreta que influencia o nosso modo de dirigir e, portanto, a nossa segurança. E, para dar suporte às instituições educacionais inscritas no programa Moto perpétuo – Fiat para a Escola, uma equipe de 15 profissionais de ensino, formada por professores e pedagogos, através do Centro de Coordenação Fiat para a Escola, esclarece dúvidas, realiza palestra e acompanha a aplicação e o desenvolvimento do programa em cada estabelecimento de ensino. O C.C.F.E pode ser contactado pelo telefone 0800- 551133 (o número é válido para as escolas não inscritas no programa). |