Montadora de automóveis investe em prijetos educacionais e reforça o ensino em sala de aula

Katia Machado

Além de exercer o papel de montadora de automóveis, a Fiat vem contribuindo para o desenvolvimento do país investindo na área educacional. O ano de 1999 significa a consolidação do programa Fiat para os Jovens, um conjunto estratégico de ações institucionais da empresa para a formação do futuro cidadão. O programa, que tem por base os conceitos de Educação como impulso ao crescimento e como garantia do direito de mobilidade dos cidadãos e da entrada dos jovens no mercado de trabalho, envolve 11 milhões de estudantes brasileiros, no âmbito da escola, da cultura e do trabalho.

O Fiat para os Jovens tem como carro-chefe o projeto cultural Moto Perpétuo – Fiat para a Escola. Este visa a complementar o ensino na sala de aula, abordando assuntos de interesse da comunidade, e a contribuir para o desenvolvimento cultural dos jovens brasileiros. “Não é um instrumento a mais de ensino, mas um inovador e atraente reforço às matérias normalmente abordadas em aula. Ele ilustra o conteúdo programático de disciplinas regulares do currículo escolar brasileiro do nível fundamental, como História, Geografia, Ciências, Português e Matemática, e de disciplinas do nível médio, como Física e Biologia”, esclarece Maurício Carneiro, coordenador-geral do programa.

Em parceria com o Ministério de Educação e Cultura (MEC), através do programa “Acorda Brasil. Está na Hora!”, a ação da Fiat implica um investimento de US$ 10 milhões e atende 8.500 escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Em 1998, mais de 5,3 milhões de estudantes foram beneficiados em estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia. Este ano, serão incluídos no projeto mais quatro estados – Ceará, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso do Sul – para que se atendam, até o final de 1999, 10 milhões de alunos em todo o Brasil.

A Didática do Programa

O funcionamento do programa é muito simples: para complementar as aulas e facilitar o acompanhamento dos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental , as escolas participantes recebem, gratuitamente, da Fiat, um kit didático multimídia contendo apostilas para os estudantes, livros de Literatura para a biblioteca da escola, fitas de vídeo, seis pôsteres gigantes e um disquete com atividades interativas. E, para o melhor aproveitamento do kit, os professores contam com um manual pedagógico – o guia do professor –, que traz toda a orientação necessária sobre como tratar os assuntos em classe.

O programa didático para o ensino fundamental aborda seis capítulos distintos: Os Transportes na História; Mover no Meio Ambiente; A Rede de Transportes; O Desenvolvimento da Cidade; A Mobilidade Consciente e As Soluções para o Meio Ambiente. Cada um deles traz um pôster específico, que contém a base da discussão de determinado tema. É o caso do capítulo Os Transportes na História, em que são utilizados desenhos de todos os meios de locomoção que servem ao homem, desde canoas até naves espaciais.

 

 

Na disciplina História, por exemplo, as ilustrações inserem um meio de transporte específico em seu contexto histórico. “Quando se discute a mobilidade do homem com uma caravela, os alunos aprendem que Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral utilizaram-se destas embarcações para realizar suas expedições expansionistas”, explica Maurício Carneiro.

Para os alunos do ensino médio, foi desenvolvida uma didática que tem como objetivo auxiliar o estudante a se preparar para ser o motorista de amanhã. Assim, toda a discussão é direcionada à educação e à segurança no trânsito, relacionando o tema automóvel com as matérias Física, Biologia e Psicologia.

No módulo Física, que foi o primeiro a ser distribuído às escolas, ainda em 1997, é apresentado o vídeo Fórmulas no Trânsito: leis da Física, Leis da Estrada, que relaciona automóvel a conceitos físicos, como velocidade, desaceleração, força centrífuga, equilíbrio, distâncias de segurança, energia cinética e resistência de materiais. O ensino médio recebe kit semelhante ao do fundamental, descrevendo, em detalhes, o funcionamento de equipamentos de segurança de um veículo, como air bag, barras de proteção lateral e freios com ABS, e mostrando várias formas de segurança.

O módulo Biologia começou a ser distribuído em 1998. Nele, temas como a importância do perfeito funcionamento do corpo humano para a condução de um automóvel são explicados por vídeo didático, pôsteres gigantes, apostilas para alunos e guia do professor. No vídeo Biologia em Circulação: Fenômenos Fisiológicos, Fenômenos Rodoviários, os efeitos para quem dirige são ilustrados por meio de filmes, dramatizações e situações reais, em uma linguagem fácil para os jovens. É ainda explicado, no vídeo, o funcionamento dos nossos sentidos, através da importância da visão e da audição normais para quem dirige.

Moto Pérpetuo para o ensino médio é completado com a distribuição de um módulo de Psicologia que relaciona quais fatores inconscientemente influenciam o nosso modo de dirigir. O vídeo Psicologia ao Volante: Modelos de Comportamento, Regras do Trânsito aborda problemas atuais da sociedade, como a violência no trânsito e o stress, através de exemplos que demonstram que Psicologia é uma realidade concreta que influencia o nosso modo de dirigir e, portanto, a nossa segurança.

E, para dar suporte às instituições educacionais inscritas no programa Moto perpétuo – Fiat para a Escola, uma equipe de 15 profissionais de ensino, formada por professores e pedagogos, através do Centro de Coordenação Fiat para a Escola, esclarece dúvidas, realiza palestra e acompanha a aplicação e o desenvolvimento do programa em cada estabelecimento de ensino.

O C.C.F.E pode ser contactado pelo telefone 0800- 551133 (o número é válido para as escolas não inscritas no programa).