Disciplinas e Séries interligadas pela Escola Viva

Escola desenvolve projeto com base nas teorias de Anísio Teixeira, envolvendo todas as disciplinas de 1º e 2º graus.

Kátia Machado

Imagine alunos da 5ª e da 6ª série fazendo compras para uma suposta família que tem, para se sustentar, apenas um salário mínimo. Ou mesmo jovens do Ensino Médio tendo aulas sobre o valor fiduciário da moeda, como se fossem estudantes de Economia. Estas e outras atividades fazem parte do projeto “Escola Viva”, desenvolvido pelo Sistema Educacional Momento (Sistema MV1).

O “Escola Viva” surgiu em 1997, com base nas teorias de Anísio Teixeira, um educador dos anos 30 que, influenciado pelas propostas do pedagogo e filósofo norte-americano John Dewey, seu professor na Universidade de Columbia (EUA), voltou ao Brasil decidido a adequar tais propostas ao modelo brasileiro de Educação. E, então, defendeu a gratuidade da escola pública e a implantação de experiências práticas nas salas de aula.

Assim o projeto vem se desenvolvendo: “Os anos de 97 e 98 serviram para que os professores fossem capacitados segundo as teorias pedagógicas de Anísio Teixeira e essas teorias fossem repassadas aos alunos e às respectivas famílias, já que Anísio considerava fundamental a participação das famílias dos alunos na vida escolar”, esclarece José Antônio Teixeira, presidente do Sistema Educacional Momento, também graduado em Engenharia, Física e Jornalismo e Mestre em Educação.

Encarando as necessidades de crianças e jovens estudantes como fonte de inspiração para desenvolver atividades escolares, como sempre fez Anísio Teixeira, a equipe pedagógica do Sistema MV1 iniciou o 1º bimestre com o foco no tema “Economia e Educação – o Dialogar com o Mundo”. O tema foi abordado em todas as disciplinas, séries e unidades do Colégio MV1, seguindo o princípio de interatividade e interdisciplinariedade do projeto aliado as idéias deste educador.

Para tanto, um grupo de pesquisa e estudos foi composto por 16 professores, os orientadores master, e 12 orientadores de disciplinas adjuntas. Todos são remunerados exclusivamente para criar e organizar os subprojetos da Escola Viva. Já os professores-regentes exercem o papel de monitores e depositários do conhecimento, contrapondo-se aos professores meros transferidores da informação.

Trabalho em conjunto

O principal objetivo do projeto é fazer com que séries e disciplinas trabalhem em conjunto, em torno de um mesmo tema. “A Física trabalha em conjunto com a Química, que se relaciona com a Biologia, a História e todas as outras disciplinas”, exemplifica José Antônio Teixeira. Esta interligação, segundo Teixeira, também acontece entre as séries. Desta forma um assunto é abordado, em cada bimestre, definido em workshops direcionados apenas para os professores do Sistema Educacional Momento e orientados pela equipe de professores/orientadores.

"Economia mundial" foi o primeiro assunto a ser tratado. Fatos e problemas passados, atualidades da Economia e propostas de soluções para o futuro foram discutidos nessa etapa, ou melhor, no primeiro bimestre. Desta forma, além de terem acesso ao currículo básico em sala de aula, os alunos, de acordo com suas séries, contaram com atividades extraclasse. Alunos da 5ª e da 6ª séries do Ensino Fundamental receberam um salário mínimo e foram até um supermercado, como se estivessem fazendo compras para uma suposta família de baixa renda. Cada grupo teve que pesquisar e analisar a melhor maneira de administrar e poupar uma determinada quantia de dinheiro.

Estudantes da 7ª e 8ª séries visitaram a Casa da Moeda e o Museu da Fazenda Federal, situado no prédio do antigo Ministério da Fazenda. “Eles viram como fabricam a moeda, quanto ela custava nos tempos de inflação, conseguiram entender o valor fiduciário da moeda, e o valor do chip, a moeda impressa no Visanet, entre outros conceitos da moeda circulante”, esclarece o presidente da escola. Já os alunos do Ensino Médio puderam visitar a Bolsa de Valores e aprender como funciona o pregão e de que maneira se compra e vende uma ação.

Os conceitos aprendidos fora de sala não serviram, no entanto, apenas para as aulas de Matemática. Segundo as idéias da Escola Viva, todos as disciplinas aproveitaram o aprendizado advindo das saídas. Os professores de Física ensinaram vetores aos alunos usando um gráfico que apresentava o deslocamento da Economia dos EUA para o Japão nos anos 80, por exemplo. Os de Português desenvolveram a produção e a interpretação de textos com base nos conhecimentos colhidos nas saídas. E os professores de História e de Ciências Exatas aproveitaram a visita ao Museu da Fazenda para colher dados sobre a história da Economia brasileira desde a época de D. Pedro.

A Comunicação, através do tema “Do Pombo-Correio ao E-mail”, foi o assunto abordado no segundo bimestre. Estudos, pesquisas e atividades foram desenvolvidas, de forma semelhante ao que ocorreu na primeira etapa do projeto. Já o terceiro bimestre vem discutindo o tema “O Século da Mudança”. E o quarto bimestre, no qual tem vigência a última etapa do projeto, vai abordar os cem fatos mais marcantes do milênio, sob a ótica da Educação, através do tema “A Magia do Milênio”.

O Sistema Educacional Momento pretende pôr o projeto “Escola Viva” efetivamente em prática até o ano 2000. Mas o trabalho não cessa: “Estamos trabalhando, agora, para que, até 2003, o projeto domine o pensamento de toda a escola e de quem esteja envolvido com ela”, finaliza o presidente da instituição, José Antônio Teixeira.

Sistema Educacional Momento
Tel. (021) 439-7898 / 439-7894