Uma relação de amor: O livro e eu

Beatriz Duzi Este espaço está destinado ao profissional que de uma forma ou de outra, envolve-se com o livro. A professora e bibliotecária Anna Maria de Andrades Rodrigues, da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro é a nossa primeira convidada, já que ela é a responsável pela leitura que crianças, jovens e adultos procuram na Bibliotecas Populares.

“Sou carioca, mas fui criada numa cidade da Zona da Mata mineira. Não tive biblioteca pública na minha infância, mas tive a felicidade de conviver com tesouros escondidos, na minha casa e na casa de parentes, que me mostraram um mundo diferente, cheio de aventura, suspense, terror, paixão e romance. Nas páginas destes livros, viajei. Parei em lugares nunca imaginados, porque fui uma leitora que usava os dez mandamentos do leitor, que Daniel Pennac tão bem enumera na sua obra “Como um Romance”. O livro foi, durante a minha infância, uma presença marcante – daí a escolha da profissão . Li sobre tudo , da história em quadrinhos à leitura dita “de adulto”.

Ninguém nasce sabendo ler. Aprende-se a ler à medida que se vive. Aprende-se a ler livros, geralmente, se aprende nos bancos das escolas. Outras leituras se aprendem por aí, independentemente da aprendizagem formal, e isto se perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros. Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e da vida, mais intensamente se lê. É necessário se estabelecerem práticas de leitura críticas e conscientes, o que só se dará com leitores assíduos e experientes.

“O livro é uma constante em minha vida. Foi meu companheiro de infância, o conselheiro da minha juventude, o amigo de todas as horas e, tenho certeza, será o apoio das minha velhice”.

A rede de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro dispõem de caixa- estante, seção Braille, cordelteca, brinquedoteca, gibiteca, hora do conto, encontro da terceira idade, concursos de poesia, jogos educativos no computador, acesso à Internet, exposições, teatro para o público adulto e infantil, oficinas de origami, artes plásticas, trabalho manual, etc. Vale a pena conferir.

Dicas de Leitura

Medo de escola – Ao Livro Técnico
Nosso amigo ventinho – Ática
O livro das estrelas – Dimensão
Zumbi, o despertar da liberdade - FTD