Às Vésperas do Vestibular,

Rumo ao Mercado de Trabalho

Preparação de alunos para o vestibular desenvolve o raciocínio lógico e garante-lhes concições para enfrentarem o mercado de trabalho

Por Simone Garrafiel

Preparar alunos para que vençam o desafio de ingressar em uma faculdade e, futuramente, consigam um espaço no mercado de trabalho não é missão fácil. Hoje, as provas do Vestibular exigem muito mais do que o conhecimento dos conteúdos e cobram habilidades que são requisitadas aos futuros profissionais. Assim, decorar fórmulas e procedimentos deixou de ser uma saída para se alcançar um bom resultado. É preciso que os estudantes entendam os conteúdos, sabendo desenvolver o raciocínio lógico para resolver questões.

Foi pensando na realidade do Vestibular que a professora Ana Paula Damato Bemfeito criou um método de ensino de Física e Matemática que visa a formar alunos capazes de aprender, pensar, ter senso crítico e auto-estima. "Hoje em dia, não adianta somente 'cuspir giz'. Em vez de sobrecarregar o aluno ensinando-lhe incontáveis fórmulas e conceitos, é preciso fazer com que ele dê sentido ao que aprendeu, fazendo a ligação entre a teoria e a prática e desenvolvendo algumas habilidades. As pessoas que trabalham com Educação têm este compromisso, pois as provas de Vestibular exigem isto do aluno" - diz Ana Paula Bemfeito.

O Método Bemfeito de Aprendizagem, como foi batizado, é ideal para complementação dos conteúdos que são vistos na escola e destina-se a alunos que precisam suprir as deficiências de 1º grau e aprender os conteúdos de 2º grau de forma que desenvolvam todas as habilidades necessárias. "Meu trabalho não deve ser confundido com o de um curso Pré-Vestibular. A organização e o princípio de atuação são bastante diferenciados" - explica Ana Paula.

O curso é dividido em três fases e, nas dez primeiras aulas, Ana Paula trabalha com conteúdos específicos de 1º grau, tais como MMC e MDC, frações, regra de três, percentagem, dentre outros. Tudo se inicia através da abordagem de técnicas de resolução de problemas de raciocínio. "Na primeira aula, mostro aos alunos como eles podem resolver problemas de raciocínio lógico sem caírem em um universo de possibilidades, já que existem situações-problema clássicas" - explica Ana. É importante que tenham noção destes conceitos, pois isto evita que se perca tempo ao resolver um problema.

Transposta a 1ª fase, Ana Paula começa a lidar com os conteúdos de 2º grau. Nesta etapa, os alunos trabalham com apostilas produzidas pela própria professora, nas quais encontram exercícios que abordam todos os pontos que geram problemas, apresentados em grau crescente de dificuldade. Cada apostila contém a resolução completa de cada exercício, para que o aluno possa distinguir as dúvidas acarretadas pela simples falta de atenção e as dúvidas reais,desenvolvendo, assim, o auto-conhecimento. Feitos os exercícios, os alunos assistem a uma aula de apoio na qual tudo é corrigido e explicado. Caso ainda haja alguma dúvida, é marcada uma aula individual, a ser ministrada por um dos monitores da equipe.

 

 

 

As aulas não são convencionais. Nelas, Ana Paula utiliza vídeos, softwares, músicas, gravuras e textos de jornais, os quais são fundamentais para dinamizar o aprendizado. "Com a utilização do material de apoio, o ensino fica mais completo, o aluno passa a visualizar o conteúdo e tem vontade de estudar, pois passa a entender o que está estudando. Muitas vezes, dez minutos de vídeo são mais significativos do que meia hora de discurso" - argumenta Bemfeito. É desenvolvido, também, um trabalho paralelo, com jogos lógicos e problemas de raciocínio, visando ao desenvolvimento de raciocínio lógico.

Depois de assimilados os conteúdos estudados, os alunos entram na fase da revisão-geral das matérias. Bemfeito trabalha, então, com as provas de Vestibulares que foram realizadas em anos anteriores. Após serem resolvidas uma a uma e discutidas as questões, o aluno identificará a necessidade ou não do reforço em algum conteúdo. "Esta revisão é muito importante, pois com ela trabalhamos o domínio de cada conteúdo pelo aluno e o tempo de resposta que ele tem para executar cada exercício. É nesta fase que podemos prever como será o desempenho do aluno no Vestibular" - diz Ana Paula.

O bom resultado dos alunos nas provas confirmam o sucesso do método que, há 3 três anos, vem sendo aperfeiçoado e, cada vez mais, procurado pelos estudantes que buscam um estudo complementar. "A partir deste ano, estaremos lidando com todas as disciplinas. Formei um grupo de professores que seguirá a mesma metodologia de ensino, promovendo uma interdisciplinalidade que me possibilitará, por exemplo, ensinar probabilidades trabalhando com problemas de Genética. Isto será bastante enriquecedor. Afinal, as disciplinas não são conhecimentos isolados por si sós" - explica.

O método ao alcance dos professores

Segundo Ana Paula, os professores "precisam ter domínio dos conteúdos de sua disciplina e saber qual o discurso ideal para apresentar cada um". Para ela, a metodologia de ensino é muito importante. "É preciso que o professor saiba interagir com seus alunos para que consiga perceber os pontos fracos deles e, assim, criar uma estratégia de ação nas aulas" - argumenta.

Procurando conscientizar o professor de que é preciso estar sempre se reciclando, Ana Paula ministra cursos de capacitação, na UERJ e na UFF, nos quais apresenta, além de seu método, novas metodologias de ensino. "Nestas aulas, eu procuro 'construir' os professores, localizando-os no contexto desta nova visão de Educação, proposta, inclusive, pelos PCN's. Para isto, trabalhamos com vasto material de apoio, analisamos livros didáticos e criamos jogos pedagógicos" - explica. "Acho importante que o professor tenha em mente que é preciso se buscar a otimização do aprendizado para que o aluno desenvolva a auto-estima. Esta é a chave-mestra para aprendizado eficaz" - finaliza Ana.

 

Método Bemfeito de Aprendizagem
Profª Ana Paula Damato Bemfeito
Tels: 257-1052 / 449-6599