Aprendendo a Gostar de Ler

Por Caco Xavier

As crianças, de modo geral, não andam muito entusiasmadas com a leitura. Quando lêem, preferem a aventura à reflexão. A TV e o videogame ocupam grande parte de seu tempo. As crianças são imediatistas, não têm paciência para ler textos longos. Poucas vão espontaneamente à Sala de Leitura da escola. E, por não lerem freqüentemente, acabam apresentando muitas dificuldades para interpretar - e até para compreender - textos, o que prejudica o aprendizado de matérias como História e Estudos Sociais.

Estas são as frias constatações de cinco professoras de Língua Portuguesa, de turmas de 5a a 8a série, da Escola Municipal Pio X, em Jacarepaguá. Mas num ponto Jeanete, Gracinda, Claudia, Mônica e Ana Cristina concordam: sempre existem, em toda turma, aqueles que cultivam o hábito de ler e o gosto pela coisa. E elas partilham também a eterna esperança que move o educador: mesmo os que hoje não são lá muito 'chegados' a um livro, mais cedo ou mais tarde reconhecerão o valor e o deleite de uma boa leitura.

 

Segundo as professoras, as "armas" que se devem utilizar são a criatividade e a persistência. "Fazemos muitas atividades com jornais, porque assim podemos lidar com assuntos mais atuais, com os quais os alunos se identificam", diz Mônica. "Outra proposta interessante é apresentar um único livro à turma - geralmente escolhido na própria Sala de Leitura - e dividir os alunos em grupos de seis", conta Gracinda. Para ela, este recurso 'movimenta' as crianças, porque cada grupo, além de ter que ler o livro inteiro, precisa 'contar' para a turma, à sua maneira, um capítulo específico. "Ele tem que apresentar um trabalho e usa cartazes e até pequenas representações teatrais".

Para a professora Leila, orientadora pedagógica da escola, um importante incentivo ao ato de ler é o programa que está envolvendo toda a escola, chamado "Projeto Mapa da Mina", e que, este ano, inclui o tema E Nós? Para Onde Vamos? "Com este projeto, elaborado na própria escola, tentamos fazer com que os alunos reflitam sobre valores morais, e encontrem sua identidade no mundo", explica.

 

Crianças de Olhos Brilhantes

Escola Municipal
Pio X

Tel.: 392-0902