Justa Homenagem

Antônio Houaiss (1915 - 1999)

Pesquisa: Profª Drª Neiva P. de Souza Aragão

A morte de Antônio Houaiss representa uma grande perda para a cultura brasileira. Ativo militante da unificação ortográfica nos países de Língua Portuguesa, morreu antes de concretizar seu grande sonho: a elaboração de um dicionário com mais de 320 mil verbetes. Formado em Letras Clássicas pela Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil (atual Faculdade de Letras da UFRJ), foi designado para dar aulas de Português e Latim na Escola Paulo de Frontin, onde conheceu a jovem Ruth Marques de Sales, que se tornaria sua esposa, alguns anos depois.

 

Nessa escola, com inteligência, competência e imenso amor à língua pátria, abriu caminho para outros alunos que, comungando nos mesmos ideais, destacaram-se e deixaram gravado seu nome na lista dos que amam o que temos de mais precioso: nosso idioma.

Diplomata, foi cassado em 1964. Publicou, entre outras obras, Tentativa de Descrição do Sistema Vocálico do Português Culto na Área Dita Carioca (1959), Seis Poetas e um Problema (1960) , Elementos de Bibliologia (1967,2 vols.), Drummond Mais Seis Poetas e um Problema (1976) , A Defesa (1979) , Socialismo - Vida, Morte, Ressurreição (1993), além de textos críticos sobre a obra Lima Barreto, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Augusto dos Anjos. Assumiu o Ministério da Cultura, de 1992 a 1993. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1971, tornou-se seu presidente, em dezembro de 1995. Morreu dia 7 de março, aos 83 anos, de falência múltipla dos órgãos.